O objetivo prioritário da disciplina é uma introdução à Física Quântica. Nela são estudados alguns fenômenos e as idéias para descrevê-los que fizeram a transição da física clássica para a física quântica, até as bases da nova teoria, a mecânica ondulatória de Schroedinger, e algumas de suas aplicações.
Estes fenômenos e idéias estão associados ao entendimento do que é mais "íntimo" naquilo que compõe o universo físico: a matéria e a radiação eletromagnética. Neste sentido esta disciplina estuda a visão atual da estrutura da matéria e da radiação eletromagnética nas ciências físicas.

A disciplina será focada no entendimento dos fenômenos que não podiam ser descritos na física clássica, e que levaram às propostas de novas concepções sobre o universo físico a a compreensão dos fenômenos e das novas concepções. Este entendimento será trabalhado em nível científico e teórico, o que inclui a quantificação que é feita na linguagem matemática. È bom ter em mente que a (indispensável) instrumentalização na linguagem matemática não leva automaticamente à compreensão das concepções físicas e nem dos resultados quantitativos. Mas também que a física é ciência que chega a resultados quantitativos teóricos, e que são inspiradores de concepções e outro nível de entendimento dos fenômenos físicos.

Mazé Bechara