Saberes Cognitivos:
- Princípios gerais de Farmacocinética e Farmacodinâmica.
Princípio do mecanismo de ação de diferentes classes de fármacos: broncodilatadores, anticoagulantes, antiinflamatórios, antihipertensivos, diuréticos, vasodilatadores, antilipidêmicos, antiulcerogênicos, antineoplásicos, antibióticos, antidepressivos, antipsicóticos, estabilizadores do humor, ansiolíticos, anestésicos, cardiotônicos, analgésicos opióides.
- Princípio das principais interações medicamentosas e efeitos colaterais associados às diferentes classes de fármacos discutidas.

Saberes Procedimentais:
O aluno deverá ser capaz de avaliar de forma crítica os casos clínicos articulando os conhecimentos cognitivos dos fármacos com as condições clínicas do paciente. Para isso, deve identificar a classe do fármaco, identificar as possíveis interações farmacológicas associadas ao uso de um fármaco e identificar os possíveis efeitos colaterais associados ao uso de um fármaco. Deve também identificar aspectos clínicos que predispõe pacientes ao risco. Deve saber consultar livros-texto para consulta de dados relevantes para o paciente.

Saberes Atitudinais:
O aluno deverá ser capaz de identificar situações de risco, agindo de forma proativa para proteger o paciente de efeitos colaterais tóxicos, interações medicamentosas e erros de prescrição/dispensação de medicamentos. O aluno deve entender que precisa interagir com a equipe multidisciplinar discutindo os casos com os outros profissionais sem se omitir das responsabilidades de decisões sobre o paciente. Deve entender que precisa agir de forma ética e profissional respeitando os demais profissionais e colocando o paciente e o conhecimento técnico acima de relações interpessoais.