A disciplina tem por objetivo discutir tópicos complementares à disciplina Introdução à Mecânica dos Sólidos de modo a contribuir para a formação em Teoria das Estruturas.
- Conhecimentos a serem assimilados
a) estados de tensão e de deformação em um ponto; b) lei de Hooke generalizada; c) energia de deformação; d) princípio dos trabalhos virtuais; e) flambagem de Euler; f) distribuição das tensões tangenciais em seções delgadas, centro de cisalhamento.
- Habilidades a serem desenvolvidas
Ser capaz de: representar o estado de tensão em um ponto; modelar, analisar e dimensionar estruturas reticuladas simples; resolver estruturas hiperestáticas pelo método dos esforços; aplicar conhecimentos adquiridos em outras disciplinas e desenvolver traquejo aritmético e algébrico.
- Valores e atitudes a serem incorporados
Adotar posturas éticas; reconhecer a importância e utilidade da engenharia de estruturas; apreender o caráter multidisciplinar da mecânica das estruturas e seu papel nas diversas modalidades de engenharia.