1. O aluno deverá analisar conceitos, práticas da leitura e reconhecer os fenômenos da informação estruturada nas instituições: arquivos, museus, bibliotecas e centros de documentação no Brasil e no exterior. 1.1.Registros coloniais. O Império Português e o Café no Brasil. 2. Etapas da pesquisa, leitura e questionamentos: contexto, termos e indexação 2.1. O que é e como se faz leitura documental? Modelos de Leitura Documentária. 2.2. Como associar os termos aos contextos de informações? 3. Formular questionamentos. Todas as perguntas serão aplicadas durante a seleção, leitura e extração dos termos dos documentos, quer sejam analógicos ou digitais (textuais, imagem ou audiovisuais). 3.1. Quais são os objetivos das apropriações terminológicas? 3.2. Quais são os produtos realizáveis na mediação (instrumentos de pesquisas e vocabulários controlados) ? 4. Abordagens da historiografia crítica e produtos educativos: livros, sites, exposições, jogos e outros com a temática Café.