Programa

Módulo 1. Perspectiva socio-histórica e a construção do Brasil

1. O início de tudo: a constituição da história do Brasil e o perigo da história única; 2. Como ficam os povos originários nesta história? Cenário dos povos originários (indígenas) ao longo dos anos, desde o período de invasão do território brasileiro até os dias de hoje; 3. Por que negros africanos como escravizados e como isso impacta os dias de hoje; 4. O sistema judiciário e seu papel na desigualdade: as leis de exclusão; Como as leis criadas ao longo dos anos tornaram a sociedade brasileira desigual. A importância das políticas públicas de reparação. Compliance como instrumento de inclusão nas organizações; 5. Território diferente, cultura diferente. Preconceito de CEP e Preconceito Regional ( ; São Paulo a Capital do Nordeste). As diferenças territoriais, as diferentes culturas dentro do mesmo Brasil, Reprodução midiática do que é o Brasil, o Brasil exótico e a concentração de oportunidades.

Módulo 2. Identidade e diversidade

6. História do movimento feminista no Brasil, suas conquistas e impactos na sociedade; 7. Neurodiversidade e pessoas com deficiência: acessibilidade, cidadania e inclusão; A luta pela acessibilidade, a forma como a pessoa com deficiência é vista hoje na sociedade, acesso ao mercado de trabalho, à espaços e à cidadania; 8. Pessoas Trans e Travestis: além da organização binária e cisgênera. A luta por visibilidade e inclusão de pessoas trans e travestis. O não-lugar que mulheres trans são colocadas. O cenário social e a realidade de pessoas trans e travestis no Brasil e o que cada pessoa pode fazer a respeito disso; 9. LGBTQIA+ não é sopa de letrinhas: diversidade na orientação sexual. O que é orientação sexual e seus espectros.

Módulo 3. Desafios e práticas de gestão inclusiva

10. Gestão inclusiva e o acúmulo de conhecimento dos movimentos sociais: diálogo necessário; 11. Riscos de uma exclusão repaginada: como o uso de tecnologias de informação e a gestão algorítmica ameaçam a inclusão; 12. O papel da comunicação para que a inclusão de fato aconteça. Linguagem neutra, termos e expressões,  influencers da inclusão, comunicação como aliada e inimiga de uma sociedade mais equitativa e justa, infoinclusão; Os riscos da retórica desvinculada da prática. 12. Processos seletivos inclusivos, atração de talentos diversos. Etarismo; 13. Para além do corpo: subjetividades, culturas e experiências diversas; 14. Ameaças à permanência e retenção de talentos diversos: um debate sobre inteligência artificial e gestão algoritmica. 15. Carreira e promoção de talentos diversos.