Relacionar e aplicar conhecimento adquirido na experiência profissional dos alunos e nas disciplinas do Mestrado Profissional e Acadêmico para gerar ambientes e projetos práticos de integração da academia com as empresas.
Os alunos aplicarão o conhecimento adquirido na sua experiência profissional e nas disciplinas do Mestrado Profissional na prática para solução dos problemas vivenciados por profissionais que atuam em projetos de empreendedorismo e inovação.
Proporcionar ao aluno o conhecimento científico e técnico sobre metodologia científica e dos métodos qualitativos e quantitativos visando a elaboração de uma dissertação de mestrado profissional. Capacitar os alunos para efetuar reflexões críticas acerca de projetos de intervenção e da produção científica na área de Administração.
A disciplina tem por objetivo discutir o processo gerencial de marketing sob as perspectivas estratégica e operacional, focando questões pertinentes às estratégias de crescimento e estratégias competitivas, especialmente para novos empreendimentos, buscando proporcionar visão integrada das diferentes camadas que compõem o sistema hierárquico de decisões de marketing de uma organização.
• O(a) aluno(a) ampliará sua compreensão sobre o fenômeno do Empreendedorismo Socioambiental a partir dos fundamentos teórico-conceituais do Desenvolvimento Sustentável Multidimensional. • O(a) aluno(a) aprofundará seu conhecimento sobre a evolução de conceitos e práticas ao longo das agendas social e ambiental, de modo a contextualizar a emergência do Empreendedorismo Socioambiental. • O(a) aluno(a) estará capacitado a identificar os desafios da gestão dos empreendimentos com finalidades socioambientais e as possibilidades de aplicação prática dos conhecimentos, métodos e técnicas consagrados pela Administração das Organizações Complexas, bem como, proceder às adaptações necessárias para atender as especificidades dos negócios sociais. • O(a) aluno(a) terá oportunidade de aprofundar sua reflexão sobre as características dos empreendimentos socioambientais no que concerne a: processos de liderança e decisão; desenho de modelo e de estratégias; sistemas de comunicação interna e externa; composição de equipe; geração de valor socioambiental; métricas de monitoramento e avaliação de impacto.
O objetivo da disciplina é oferecer aos alunos um método aplicado de aceleração de negócios inovadores, que emula um programa de aceleração de startups. Esse método é aplicado no contexto do empreendedorismo inovador, tanto em negócios impulsionados pela ciência (science-based entrepreneurship) quanto em oportunidades advindas do mercado (opportunity-driven entrepreneurship ou market-driven entrepreneurship). A aplicação do método pode ocorrer em empresas estabelecidas (segundo uma lógica de startup interna ou uma iniciativa de corporate venture) e no desenvolvimento de empresas nascentes inovadoras (startups) e/ou de base tecnológica. A base conceitual da disciplina é a inovação de modelo de negócio, que é estudada por meio de um método estruturado, denominado Jornada da Inovação de Modelo de Negócio. Este método é utilizado para o desenho de modelos de negócios inovadores. Nesse sentido, a disciplina se propõe a oferecer referencial conceitual e ferramental para o projeto do modelo de negócio de uma empresa nascente inovadora (startup) ou uma iniciativa de inovação de modelo de negócio de empresas estabelecidas. A aceleração de negócios inovadores é desenvolvida em duas etapas, que correspondem a duas disciplinas. O Laboratório de Inovação e Empreendedorismo I apresenta como escopo: 1) a análise e definição do time de inovadores (founder-market fit); 2) a identificação e validação da oportunidade; 3) o desenho e validação da solução no estágio conceitual (problem-solution fit). O Laboratório de Inovação e Empreendedorismo II apresenta como escopo: 1) o desenvolvimento inicial da solução (prototipação) e sua validação (product-market fit); 2) o desenho e validação do modelo de negócio (business model fit); 3) o desenvolvimento do plano de crescimento exponencial (que inclui: desenvolvimento do produto/MVP; máquina de vendas; equipe; e sistemas de gestão).
a) Fomentar criação de equipes multidisciplinares para desenvolvimento de projetos de empreendedorismo com potencial de transformação em startups a partir de tecnologias desenvolvidas pelos pós-graduandos; b) Apresentar os aspectos relacionados à criação e gestão de startup em diferentes setores de atividade econômica; d) Apresentar metodologias de elaboração e apresentação do planejamento de um negócio a partir de uma tecnologia desenvolvida pelo aluno a ser utilizado para: captar recursos financeiros para investimentos públicos ou privados ou buscar novos investidores para o negócio e) Oferecer a oportunidade de apresentação do projeto de empreendedorismo através de um PITCH para a Banca de Avaliadores formada por investidores early stage
O principal objetivo da disciplina é proporcionar uma experiência conceitual, voltada para o contexto da prática, sobre as empresas familiares na perspectiva das famílias empresárias. Os objetivos específicos da disciplina são: a.Reconhecer a empresa familiar como um grupo diferenciado de organização b.Identificar e tratar as diferentes necessidades das empresas familiares c.Proporcionar disponibilidade conceitual com direcionamento para a realidade organizacional que possa ser utilizada na gestão das empresas Ao final da disciplina, os alunos deverão ter: a. Uma compreensão da identidade da empresa familiar; b. A capacidade de refletir criticamente sobre o papel dos negócios da família; c. Identificação de características da empresa familiar brasileira; e d. Compreensão das especificidades do controle gerencial nas organizações.
Apresentar os conceitos e as técnicas qualitativas e quantitativas para projeto de instalações e dos sistemas de gestão das empresas, incluindo aquelas em início de operações.