Relacionar e aplicar conhecimento adquirido na experiência profissional dos alunos e nas disciplinas do Mestrado Profissional e Acadêmico para gerar ambientes e projetos práticos de integração da academia com as empresas.
- Docente: Liliam Sanchez Carrete
Os alunos aplicarão o conhecimento adquirido na sua experiência profissional e nas disciplinas do Mestrado Profissional na prática para solução dos problemas vivenciados por profissionais que atuam em projetos de empreendedorismo e inovação.
- Docente: Liliam Sanchez Carrete
Proporcionar ao aluno o conhecimento científico e técnico sobre metodologia científica e dos métodos qualitativos e quantitativos visando a elaboração de uma dissertação de mestrado profissional.
Capacitar os alunos para efetuar reflexões críticas acerca de projetos de intervenção e da produção científica na área de Administração.
- Docente: Jane Aparecida Marques
A disciplina tem por objetivo discutir o processo gerencial de marketing sob as perspectivas estratégica e operacional, focando questões pertinentes às estratégias de crescimento e estratégias competitivas, especialmente para novos empreendimentos, buscando proporcionar visão integrada das diferentes camadas que compõem o sistema hierárquico de decisões de marketing de uma organização.
- Docente: Guilherme de Farias Shiraishi
O(a) aluno(a) ampliará sua compreensão sobre o fenômeno do Empreendedorismo Socioambiental a partir dos fundamentos teórico-conceituais do Desenvolvimento Sustentável Multidimensional.
O(a) aluno(a) aprofundará seu conhecimento sobre a evolução de conceitos e práticas ao longo das agendas social e ambiental, de modo a contextualizar a emergência do Empreendedorismo Socioambiental.
O(a) aluno(a) estará capacitado a identificar os desafios da gestão dos empreendimentos com finalidades socioambientais e as possibilidades de aplicação prática dos conhecimentos, métodos e técnicas consagrados pela Administração das Organizações Complexas, bem como, proceder às adaptações necessárias para atender as especificidades dos negócios sociais.
O(a) aluno(a) terá oportunidade de aprofundar sua reflexão sobre as características dos empreendimentos socioambientais no que concerne a: processos de liderança e decisão; desenho de modelo e de estratégias; sistemas de comunicação interna e externa; composição de equipe; geração de valor socioambiental; métricas de monitoramento e avaliação de impacto.
- Docente: Graziella Maria Comini
- Docente: Rosa Maria Fischer
O objetivo da disciplina é oferecer aos alunos um método aplicado de aceleração de negócios inovadores, que emula um programa de aceleração de startups. Esse método é aplicado no contexto do empreendedorismo inovador, tanto em negócios impulsionados pela ciência (science-based entrepreneurship) quanto em oportunidades advindas do mercado (opportunity-driven entrepreneurship ou market-driven entrepreneurship). A aplicação do método pode ocorrer em empresas estabelecidas (segundo uma lógica de startup interna ou uma iniciativa de corporate venture) e no desenvolvimento de empresas nascentes inovadoras (startups) e/ou de base tecnológica.
A base conceitual da disciplina é a inovação de modelo de negócio, que é estudada por meio de um método estruturado, denominado Jornada da Inovação de Modelo de Negócio. Este método é utilizado para o desenho de modelos de negócios inovadores.
Nesse sentido, a disciplina se propõe a oferecer referencial conceitual e ferramental para o projeto do modelo de negócio de uma empresa nascente inovadora (startup) ou uma iniciativa de inovação de modelo de negócio de empresas estabelecidas.
A aceleração de negócios inovadores é desenvolvida em duas etapas, que correspondem a duas disciplinas. O Laboratório de Inovação e Empreendedorismo I apresenta como escopo: 1) a análise e definição do time de inovadores (founder-market fit); 2) a identificação e validação da oportunidade; 3) o desenho e validação da solução no estágio conceitual (problem-solution fit).
O Laboratório de Inovação e Empreendedorismo II apresenta como escopo: 1) o desenvolvimento inicial da solução (prototipação) e sua validação (product-market fit); 2) o desenho e validação do modelo de negócio (business model fit); 3) o desenvolvimento do plano de crescimento exponencial (que inclui: desenvolvimento do produto/MVP; máquina de vendas; equipe; e sistemas de gestão).
- Docente Avançado: Fabio Kon
- Docente: Marcelo Caldeira Pedroso
a) Fomentar criação de equipes multidisciplinares para desenvolvimento de projetos de empreendedorismo com potencial de transformação em startups a partir de tecnologias desenvolvidas pelos pós-graduandos;
b) Apresentar os aspectos relacionados à criação e gestão de startup em diferentes setores de atividade econômica;
d) Apresentar metodologias de elaboração e apresentação do planejamento de um negócio a partir de uma tecnologia desenvolvida pelo aluno a ser utilizado para: captar recursos financeiros para investimentos públicos ou privados ou buscar novos investidores para o negócio
e) Oferecer a oportunidade de apresentação do projeto de empreendedorismo através de um PITCH para a Banca de Avaliadores formada por investidores early stage
- Docente: Andres Rodriguez Veloso
- Docente: Guilherme de Farias Shiraishi
- Docente: Leonardo Augusto de Vasconcelos Gomes
- Docente: Liliam Sanchez Carrete
O principal objetivo da disciplina é proporcionar uma experiência conceitual, voltada para o contexto da prática, sobre as empresas familiares na perspectiva das famílias empresárias.
Os objetivos específicos da disciplina são:
a.Reconhecer a empresa familiar como um grupo diferenciado de organização
b.Identificar e tratar as diferentes necessidades das empresas familiares
c.Proporcionar disponibilidade conceitual com direcionamento para a realidade organizacional que possa ser utilizada na gestão das empresas
Ao final da disciplina, os alunos deverão ter:
a. Uma compreensão da identidade da empresa familiar;
b. A capacidade de refletir criticamente sobre o papel dos negócios da família;
c. Identificação de características da empresa familiar brasileira; e
d. Compreensão das especificidades do controle gerencial nas organizações.
- Docente: Fabio Frezatti
Apresentar os conceitos e as técnicas qualitativas e quantitativas para projeto de instalações e dos sistemas de gestão das empresas, incluindo aquelas em início de operações.
- Docente: Jorge Luiz de Biazzi