O objetivo prioritário da disciplina é estudar alguns fenômenos e idéias que fizeram a transição da chamada física clássica para a física do século XX, visando apresentar as bases da Física Quântica.

Estes fenômenos estão associados ao entendimento da natureza de tudo o que compõe o universo físico, a matéria e a radiação eletromagnética, e o seu caráter dual.

Para fazer o salto para a nova visão do universo proposta pela física quântica a disciplina explicita a concepção clássica abordada em disciplinas anteriores, estabelece suas limitações evidenciadas por fenômenos incompatíveis com tal concepção, e naturalmente trabalha em fenômenos nos quais ficam evidentes a nova Física: o caráter corpuscular da radiação eletromagnética, e as caracaterísticas da mecânica ondulatória de partículas.

As bases da Física Quântica tratadas na disciplina estão em todas as áreas das ciências físicas desenvolvidas nos séculos XX e XXI, muitas delas tratadas nas disciplinas que seguem no curso de bacharelado em Física do IFUSP.

Conhecer é preciso!

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP