Para o processo final de aprendizagem do aluno na disciplina é esperado um conjunto de Competências específicas (C), desdobrado em um conjunto de Habilidades (H) de aprendizagem final destacados a seguir: C1: Entender e diferenciar as fases referentes às atividades de projeto de engenharia, para diferentes categorias de produtos; C2: Aprender um conjunto de diferentes métodos de projeto para a fase informacional do projeto de engenharia C3: Aprender um conjunto de diferentes métodos de projeto classificados para busca e solução de problemas, para a fase conceitual do projeto de engenharia C4: Aplicar de forma sistemática, os métodos de projeto apresentados em C1, C2 e C3 em um problema de engenharia. C5: Gerar a partir de C4, um mock-up físico para avaliação do conceito desenvolvido. H1: Ser capaz de selecionar métodos de projeto para problemas específicos de engenharia; H2: Ser capaz de organizar uma análise sistemática na fase informacional do problema, incluindo o conceito de projeto participativo; H3: Ser capaz de diferenciar, que as duas fases iniciais do projeto (Informacional e Conceitual) permitem maior oportunidade de gerar soluções inovativas H4: Produzir um protótipo conceitual utilizando tecnologias de apoio, como Impressão 3D. H5: Desenvolver um projeto de engenharia de natureza interdisciplinar (focado em Tecnologia Assistiva), em parceria grupos de pesquisa na área da saúde, tanto pesquisadores e docentes de Universidades, quanto órgãos da sociedade civil.