Para o processo final de aprendizagem do aluno na disciplina é esperado um conjunto de Competências
específicas (C), desdobrado em um conjunto de Habilidades (H) de aprendizagem final destacados a
seguir:
C1: Entender e diferenciar as fases referentes às atividades de projeto de engenharia, para diferentes
categorias de produtos;
C2: Aprender um conjunto de diferentes métodos de projeto para a fase informacional do projeto de
engenharia
C3: Aprender um conjunto de diferentes métodos de projeto classificados para busca e solução de
problemas, para a fase conceitual do projeto de engenharia
C4: Aplicar de forma sistemática, os métodos de projeto apresentados em C1, C2 e C3 em um problema
de engenharia.
C5: Gerar a partir de C4, um mock-up físico para avaliação do conceito desenvolvido.
H1: Ser capaz de selecionar métodos de projeto para problemas específicos de engenharia;
H2: Ser capaz de organizar uma análise sistemática na fase informacional do problema, incluindo o
conceito de projeto participativo;
H3: Ser capaz de diferenciar, que as duas fases iniciais do projeto (Informacional e Conceitual) permitem
maior oportunidade de gerar soluções inovativas
H4: Produzir um protótipo conceitual utilizando tecnologias de apoio, como Impressão 3D.
H5: Desenvolver um projeto de engenharia de natureza interdisciplinar (focado em Tecnologia Assistiva),
em parceria grupos de pesquisa na área da saúde, tanto pesquisadores e docentes de Universidades,
quanto órgãos da sociedade civil.
- Docente: Zilda de Castro Silveira