A Música Popular Brasileira, enquanto um domínio espontâneo do povo, manteve-se como a principal cronista das comunidades que não tiveram outra maneira de registrarem a sua história, sobretudo porque a história que estudamos sempre foi a narrada pela elite, pelos reis e administradores e nunca a do povo.
Construída quase que predominantemente de maneira oral, mesmo quando criada pelas pessoas letradas, a música popular narrou fatos - a partir da perspectiva de quem os viveu - que passariam despercebidos por todos nós como o êxodo migratório para o Sudeste, o ocaso da agricultura e avanço da pecuária na conquista do Oeste na metade do século XX, a realidade das insurgentes comunidades (outrora favelas) no Rio de Janeiro no início do século XX e a realidade presente hoje nas periferias das grandes cidades. E tudo isso construído com grande criatividade artística e diálogo com as músicas do mundo que aqui chegavam, antes pelo cinema e depois pelo rádio, pelo disco, pela TV e agora pela internet.
Sendo o Brasil um país multicultural, embora poucas vezes tenha sido visto como tal, a nossa história resulta de um conjunto de micro-histórias ainda que a voz predominante insista ainda em tratar alguns gêneros como pertencentes à MPB e outros como música regional, como se num país multicultural fosse possível haver algo que não fosse regional.
Muito da história da música popular que foi estudada na academia teve como principal parâmetro de conhecimento os livros que foram escritos a partir de impressões pessoais de cada autor em sua respectiva área de conhecimento.
Num outro caminho de busca do conhecimento, esse curso pretende preparar o aluno através de farta contextualização histórica de cada época estudada somada a uma escuta atenta e objetiva a partir das fontes primárias, que são os discos. Toda a literatura estará disponível na forma de livros e artigos, mas sempre depois, e nunca antes, do contato com as fontes primárias, no caso, as gravações.
Como objetivo final pretende-se formar cidadãos que conheçam mais a fundo a cultura e a realidade que os cerca buscando fortalecer uma maior relação de pertencimento desses com o país que lhes pertence.
- Docente: Ivan Vilela Pinto