Ao final do curso o aluno deverá ter adquirido as seguintes competências específicas (C): C1: Aplicar a inter-relação entre estrutura e processamento de polímeros, cerâmicas e compósitos aeronáuticos visando maximizar o comportamento e desempenho mecânicos desses materiais de aplicação aeronáutica. C2: Utilizar os conceitos da ciência e engenharia de materiais visando adequar o emprego dos materiais de construção às demandas de operação em serviço. C3: Selecionar laminados compósitos reforçados por fibras contínuas para aplicações estruturais com base em propriedades mecânicas absolutas e específicas em conformidade ao projeto, confrontando-os às ligas metálicas aeronáuticas. C4: Identificar os efeitos da microestrutura, processamento, temperatura, umidade, modo e taxa de carregamento nos mecanismos de falha dos materiais. C5: Criar cenários para ensaios de laboratório que simulem os carregamentos térmico e/ou mecânico experimentados por aeronaves em serviço. C6: Antever as demandas por pesquisa e desenvolvimento de materiais para aeronaves de nova geração visando superar as limitações dos polímeros, cerâmicas, compósitos e ligas metálicas aeronáuticos atualmente empregados. Para alcançar as competências (C) listadas acima, o aluno deverá desenvolver as seguintes habilidades (H): H1: Identificar, compreender, assimilar e integrar os pontos-chave da disciplina, conectando-os e incorporando-os aos ensinamentos recebidos em disciplinas pregressas. H2: Sistematizar, aplicar e demonstrar, nas práticas experimentais e nos respectivos relatórios, os conhecimentos teóricos absorvidos em sala de aula. H3: Trazer à sala de aula, e ao laboratório, relatos de casos de interesse à disciplina, gerando um fórum de discussão à luz do conhecimento ministrado e adquirido, de modo a desenvolver sua capacidade de resolução de problemas. H4: Projetar e construir peças de vidro laminado para máximas rigidez, resistência, tenacidade e tolerância a dano em flexão, prever o comportamento e desempenho dele perante seus concorrentes, e, após os ensaios, justificar os acertos e erros das suas previsões com base nos materiais utilizados e na abordagem de adesão empregada. H5: Desenvolver e aplicar a criatividade e inventividade projetando contextos que simulem as condições que os polímeros, cerâmicas e compósitos aeronáuticos enfrentam em serviço, obtendo e monitorando a resposta dos materiais em tempo real nas condições impostas em escala de laboratório. H6: Leitura de revistas técnicas e periódicos científicos que tragam o estado da arte de materiais aeronáuticos avançados.