Objetivo: 

Trata-se de examinar temas clássicos da História dos Estados Unidos eleitos pela  historiografia norte-americana — centros de adensados debate  — do período nacional (últimas  décadas do século XVIII ao XXI). Refletir sobre algumas das tradições constituintes da cultura e política do país. Abordar pautas dos movimentos sociais que envolveram debates sobre classe, raça e gênero e que impactaram a sociedade e historiografia norte-americanas. Ainda que com foco na História nacional,  incorpora

 Relações Internacionais e atuação do país em âmbito transnacional e global.  O curso navega entre política, cultura e ideias com o propósito de desenvolver a  complexidade norte-americana. Propõe-se a instigar reflexão sobre a recepção, por parte dos alunos, de informações  originárias dos Estados Unidos e veiculadas massivamente pelas mídias atuais: internet, jornais,  revistas, cinema, televisão etc. Estimular entre os estudantes a pesquisa sobre História dos Estados Unidos a partir do Brasil.

 Ementa:

As escolhas dos pontos que configuram o conteúdo do  curso discutem  temas centrais para compreensão da História dos Estados Unidos desde a Independência do país, alcançando o tempo presente.  No século XIX, foca desde a emancipação política, República e republicanismo, conquista territorial,  tradições e mitos constitutivos da nação  até a Guerra Civil (1861-1865). No século XX, trata da busca dos Estados Unidos por  lugar no mundo  até a  hegemonia mundial na esfera internacional; em âmbito nacional, examina projetos reformistas, lutas por direitos e movimentos sociais, Guerra do Vietnã e reformulação do campo da direita. No século XXI,  Guerra ao Terror, novas agendas dos movimentos sociais etc.