Esta disciplina é uma introdução à filosofia da ciência que cobre, de maneira panorâmica, a ciência e a filosofia da ciência da Antiguidade até o final do século XIX. Dado que o tema do curso é uma reflexão sobre a ciência, dedicaremos parte das aulas para um relato de alguns dos grandes episódios da história da ciência: nascimento da ciência, método em matemática, modelos astronômicos da Antiguidade, medicina antiga, ciência chinesa, experimentos medievais, renascimento da astronomia (Copérnico e Kepler), a física de Galileu, naturalismo renascentista vs. filosofia mecânica, Newton, revoluções científicas, teorias da evolução e seleção natural, fisiologia e o problema mente-corpo, geometrias não-euclidianas etc. A outra parte das aulas será dedicada ao estudo de diferentes epistemologias e filosofias da ciência propostas ao longo da história: Platão, Aristóteles, Galeno, Roger Bacon, Francis Bacon, Descartes, Newton, Whewell, Mill, Mach, du Bois-Reymond, Duhem e Poincaré. Veremos como o tema básico do “vai-e-vem” da indução e dedução é tratado por estes diferentes autores, e como o desenvolvimento da ciência afetou as filosofias da ciência. Faremos também leituras de textos do séc. XX para servir de comparação com os temas tratados, como a definição de conhecimento, contexto da descoberta vs. contexto da justificação, indução por enumeração, abdução, método hipotético-dedutivo, analogia, falseacionismo, convencionalismo, definição de verdade, realismo, positivismo, instrumentalismo, explicação científica, estrutura de uma teoria científica, programa de pesquisa, paradigma e revolução científica. Ao final do curso, o aluno deverá ter uma boa fundamentação para poder estudar (em outra disciplina) a filosofia da ciência do século XX.