Aprofundar o trabalho iniciado no semestre passado (em Contraponto I) propiciando condições para que os/as alunos/as desenvolvam atividades práticas, reflexivas e criativas, relacionadas com as formas de pensamento musical que lidam com texturas polifônicas. Mantendo a perspectiva decolonial e antirracista que objetiva superar as abordagens tecnicistas e os paradigmas eurocêntricos, serão abordados e analisados repertórios diversificados com ênfase na produção musical brasileira que inclui as músicas tradicionais e populares das várias regiões do Brasil, a produção experimental, a música contemporânea, as práticas de improvisação etc. O objetivo é continuar a pensar a polifonia no contexto mais amplo da dimensão textural e em suas relações com a criação, a prática e a escuta enfatizando a realização de trabalhos criativos e experimentais em que a polifonia e o contraponto aparecem como recurso para a composição individual e coletiva. Mantem-se do semestre anterior o objetivo de dotar os/as alunos/as de capacidade crítica para discutir e avaliar os aspectos contextuais (sociais, históricos e geográficos) que condicionam a criação musical e as diversas metodologias de análise que extrapolam as dimensões estritamente musicais. Contraponto como metáfora para jogo, conversa, interação: improvisação livre e comprovisação.