a) Aprofundar a aplicação dos princípios da atenção primária à saúde no contexto clínico integrado, descrevendo e executando protocolos de anamnese, exame físico e diagnóstico diferencial em pacientes adultos, com abordagem integral e humanizada.
b) Demonstrar competência na análise e no manejo de condições bucais prevalentes em Estomatologia, Periodontia e Dentística, explicando os fundamentos diagnósticos e terapêuticos relacionados a lesões de mucosa, doenças periodontais e lesões de cárie inicial, e correlacionando essas condições com fatores de risco sistêmicos, comportamentais e ambientais.
c) Implementar condutas preventivas, terapêuticas e de manutenção na clínica odontológica, aplicando protocolos baseados em evidências para controle de biofilme, uso racional de fluoretos, estratégias de minimamente intervenção e ações de promoção de saúde bucal, utilizando práticas seguras de biossegurança e ergonomia.
d) Planejar e conduzir fluxos de atendimento, referência e contrarreferência na atenção primária em saúde bucal, desenvolvendo autonomia na tomada de decisão clínica e integrando a atuação odontológica às redes de cuidado em saúde, com registro clínico adequado e comunicação efetiva com a equipe multiprofissional.
- Docente: Alyne Simoes Gonçalves
- Docente: Andréa Lusvarghi Witzel
- Docente: Andréia Aparecida Traina
- Docente: Antônio Carlos Frias
- Docente: Cristina Cunha Villar
- Docente: Fernanda Campos de Almeida Carrer
- Docente: Fernando Neves Nogueira
- Docente: Henrique Rinaldi Matheus
- Docente: Laura Regina Antunes Pontes
- Docente: Luciana Saraiva
- Docente: Marcela Charantola Rodrigues
- Docente: Marcio Katsuyoshi Mukai
- Docente: Mariana Minatel Braga Fraga
- Docente: Marina Clemente Conde
- Docente: Roberta Caroline Bruschi Alonso

- Docente: Fabricio Passador Santos
- Docente: Leandro Pires Araujo
- Docente: Luciana Corrêa
- Docente: Luiz Eugênio Nigro Mazzilli
- Docente: Paulo Henrique Braz da Silva
- Docente: Silvia Vanessa Lourenco

- Docente: Luciana Corrêa
- Docente: Maria Cristina Zindel Deboni
- Docente: Alyne Simoes Gonçalves
- Docente: Carla Sipert
- Docente: Cristina Cunha Villar
- Docente: Ericka Tavares Pinheiro
- Docente: Fausto Medeiros Mendes
- Docente: Fernando Neves Nogueira
- Docente: Luciana Fávaro Francisconi dos Rios
- Docente: Luciana Saraiva
- Docente: Maria Regina Lorenzetti Simionato
- Docente: Mariana Minatel Braga Fraga
- Docente: Marinella Holzhausen Caldeira
- Docente: Rodrigo Arruda Vasconcelos
- Docente: Taís Scaramucci Forlin
- Docente: Amanda Farias Gomes
- Docente: Claudio Froes de Freitas
- Docente: Fabio Daumas Nunes
- Docente: Karem Lopez Ortega
- Docente: Lucas de Paula Lopes Rosado
- Docente: Luciano Augusto Cano Martins
- Docente: Marília Trierveiler Martins
- Docente: Vivian Petersen Wagner
OBJETIVOS DO CURSO
COGNITIVOS: • Conhecer os materiais odontológicos utilizados na Dentística Restauradora Direta, identificando a composição, microestrutura e propriedades; • Selecionar os materiais que melhor atendem as necessidades de um determinado caso clínico (forma e função), justificando as escolhas com base nas propriedades; • Conhecer os princípios que determinam a confecção de cavidades terapêuticas e as técnicas restauradoras diretas, descrevendo as etapas do tratamento restaurador e relacionando-as com suas respectivas bases teóricas; • Conhecer as técnicas radiográficas dento-maxilo-mandibulares, identificando suas aplicações e princípios de interpretação. PRÁTICO: • Desenvolver habilidades psicomotoras em: o execução de preparos cavitários, seguindo os princípios biomecânicos; o manipulação dos materiais, reconhecendo as características ideais de uso; o confecção de restaurações diretas, seguindo os cuidados de inserção e escultura. • Tomadas radiográficas intraorais e processamento das imagens, seguindo princípios de técnica e de interpretação. ATITUDINAIS: • Conscientizar-se da importância do preparo prévio e organização do espaço de trabalho para um bom desempenho nas atividades, informando-se sobre os exercícios que serão realizados e os materiais necessários; • Demonstrar uma atitude ética, praticando o respeito interpessoal, a pontualidade, a assiduidade, a apresentação pessoal e a biossegurança condizentes com o ambiente de consultório que está sendo simulado. • Desenvolver a capacidade de auto-avaliação, verificando se já possui a fundamentação científica para o procedimento a ser realizado e verificando a qualidade final do trabalho; • Desenvolver a persistência, buscando um resultado de qualidade compatível com o estágio da formação, mesmo às custas de repetições.
- Docente Avançado: Handially dos Santos Vilela
- Docente: Amanda Farias Gomes
- Docente: Claudio Froes de Freitas
- Docente: Daniela Prócida Raggio
- Docente: Elaine Yoshiko Matsubara
- Docente: Eric Mayer dos Santos
- Docente: Josete Barbosa Cruz Meira
- Docente: Lívia Tosi Trevelin
- Docente: Lucas de Paula Lopes Rosado
- Docente: Luciano Augusto Cano Martins
- Docente: Miriam Lacalle Turbino
- Docente: Paulo Eduardo Capel Cardoso
- Docente: Rafael Yague Ballester
- Docente: Roberto Ruggiero Braga
- Docente: Tamara Kerber Tedesco
- Docente: Victor Elias Arana Chavez
- Docente: Luciana Fávaro Francisconi dos Rios