Filosofia

TÍTULO: O livro I da Política de Aristóteles

O tema desta disciplina é “Materialismo e positivismo na Filosofia da Ciência do século XIX”, em especial no período 1830-1900, procurando mapear o debate entre as duas correntes (em meio a outras, como o neokantismo). Explora-se também como os avanços da ciência influenciaram a Filosofia da Ciência e, no sentido inverso, como as prescrições da Filosofia da Ciência influenciaram a prática e o discurso dos cientistas. Debruçaremo-nos sobre as definições de “materialismo” e “positivismo”, com base em textos como os de Leszek Kolakowski e Friedrich Lange. Essas duas correntes refletem as posturas realista e antirrealista na ciência, e pode-se argumentar que hoje em dia marcam as duas atitudes filosóficas dominantes na atual ciência natural “estabelecida”.

A disciplina oferece uma abordagem introdutória de obras centrais do pensamento moderno, tendo em vista a compreensão do que sejam questões filosóficas. Com ênfase nas técnicas de leitura crítica e análise estrutural de textos, visa à formação de professores, buscando aprimorar competências e habilidades relacionadas à expressão em língua portuguesa mediante o desenvolvimento de atividades específicas de interpretação de texto, produção de dissertação interpretativa e do uso de outras linguagens como imagens, vídeos, etc. Serão desenvolvidas estratégias de abordagem comparativa entre racionalismo e empirismo para o Ensino Médio, com particular atenção à escolha de exemplos adequados e construção das etapas pedagógicas necessárias para assimilação destes conteúdos.
A disciplina oferece uma abordagem introdutória de obras centrais do pensamento moderno, tendo em vista a compreensão do que sejam questões filosóficas. Com ênfase nas técnicas de leitura crítica e análise estrutural de textos, visa à formação de professores, buscando aprimorar competências e habilidades relacionadas à expressão em língua portuguesa mediante o desenvolvimento de atividades específicas de interpretação de texto, produção de dissertação interpretativa e do uso de outras linguagens como imagens, vídeos, etc. Serão desenvolvidas estratégias de abordagem comparativa entre racionalismo e empirismo para o Ensino Médio, com particular atenção à escolha de exemplos adequados e construção das etapas pedagógicas necessárias para assimilação destes conteúdos.
O curso buscará estabelecer uma comparação entre a filosofia de Søren Aabye Kierkegaard e a literatura de Fernando Pessoa. Mesmo já havendo diversos estudos comparativos entre a pseudonímia do filósofo dinamarquês e a heteronomia do poeta português, o objetivo será aprofundar o sentido e a correlação entre as duas práticas literárias, investigando também as possíveis fontes dos dois autores – para além de uma possível leitura direta de Kierkegaard por Pessoa.