- Acompanhar, na forma de tutorias, a trajetória de pesquisa de alunos de Iniciação Científica - Aprofundar leituras historiográficas voltadas para temas monográficos de pesquisa - Incrementar a formação teórico-metodológica do graduando em História - Aperfeiçoar habilidades de escrita (projeto de pesquisa, relatório de pesquisa)
- Propiciar ao graduando o contato inicial com a pesquisa científica no campo historiográfico - Aprofundar leituras historiográficas voltadas para temas monográficos de pesquisa - Incrementar a formação teórico-metodológica do graduando em História - Acompanhar, na forma de tutorias, a trajetória de pesquisa de alunos de Iniciação Científica
- Propiciar ao graduando o contato inicial com a pesquisa científica no campo historiográfico - Aprofundar leituras historiográficas voltadas para temas monográficos de pesquisa - Incrementar a formação teórico-metodológica do graduando em História - Acompanhar, na forma de tutorias, a trajetória de pesquisa de alunos de Iniciação Científica

curso tem como objetivo discutir o Brasil no período republicano, abrangendo desde a crise do Império até a Nova República. Serão explorados aspectos políticos, sociais e econômicos desse recorte temporal, com ênfase na produção das desigualdades sociais relacionadas a raça, classe, gênero e território. Além disso, serão apresentados acervos documentais relevantes, como o Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (FGV CPDOC) e a Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. A partir de uma contextualização geral, o curso abordará temas e debates historiográficos específicos, conforme definidos no programa.