Instituto de Estudos Brasileiros
Estudar a correspondência de escritores e intelectuais brasileiros dos séculos XIX e XX, em
uma perspectiva histórica, historiográfica e crítica. Refletir sobre as estratégias discursivas
inerentes à epistolografia. Problematizar as relações entre literatura e gêneros testemunhais
no Brasil. Avaliar o potencial de textos memorialísticos como fonte de pesquisa histórica e
literária; explorar documentação epistolar em arquivos públicos e privados.
- Docente: Marcos Antonio de Moraes
Analisar e interpretar as principais formas da canção popular brasileira no período compreendido entre 1930 e 1979. Refletir sobre a experiência histórica brasileira sintetizada nas várias formas de canção, por meio da leitura de comportamentos e de valores cantados em obras modelares. Reconhecer as especificidades da linguagem da canção, estudando-a em relação à música e à literatura. Estudar o processo de realização das canções populares (produção-difusão-consumo), pesquisando as relações entre cultura popular tradicional, cultura letrada e indústria cultural num período marcado pelo crescimento industrial e pela urbanização.
- Docente: Walter Garcia da Silveira Junior
O curso se propõe a desenvolver o entendimento do conto e da crônica na qualidade de gêneros narrativos breves, fundados em certos princípios próprios de composição e de recepção histórica. As idéias gerais serão formuladas a partir da discussão de alguns ensaios teóricos, mas principalmente por meio da leitura e interpretação de textos de escritores nacionais, representantes de diferentes estéticas e momentos que marcaram a literatura brasileira.
O curso tem ainda a peculiaridade de se restringir a autores que escreveram nos dois gêneros, permitindo uma visão comparada de seus recursos estilísticos, conforme a destinação.
Os textos literários a serem analisados encontram-se na bibliografia indicada.
As aulas serão divididas em duas partes, sendo a primeira dedicada ao conto e a segunda à crônica.
- Docente: Fernando Augusto Magalhaes Paixao
O curso tratará do gênero do poema em prosa, apresentando um histórico de seu surgimento na França do século XIX e os desdobramentos ao longo do século XX. Textos de autores como Baudelaire, Mallarmé, Max Jacob e outros serão discutidos com o objetivo de delinear a (in)definição inerente a essa forma de escrita. A partir dessas coordenadas, serão apresentados e discutidos também alguns livros e autores da literatura brasileira que se dedicaram ao gênero, ao longo do século XX. Nesse sentido, serão analisados textos de Raul Pompeia, Oswald de Andrade e Anibal Machado, Murilo Mendes e outros, incluindo autores contemporâneos.
- Docente: Fernando Augusto Magalhaes Paixao
IEB5057 - Metodologias e Fontes de Pesquisa: Teoria e Prática na Área dos Estudos Brasileiros (2025)
Refletir sobre o fazer científico, observando aspectos teóricos e conceituais e seus desdobramentos empíricos quanto à metodologia da pesquisa acadêmica. Contextualizar perspectivas da ciência ocidental moderna, à luz do pensamento decolonial. Debater aspectos teóricos e empíricos a respeito de: ética, recorte do objeto, questão de pesquisa, acesso e utilização das fontes e divulgação da produção do conhecimento. Observar metodologias correntes no campo das Ciências Humanas e Sociais, notadamente aquelas que contribuem para os estudos brasileiros. Cooperar para o refinamento metodológico de pesquisas acadêmicas em andamento.
- Docente: Ines Cordeiro Gouveia
- Docente: Luciana Suarez Galvao
Adotando como referências o estilo ensaístico do cânone bibliográfico dos chamados “intérpretes do Brasil” e uma problematização da arquitetura disciplinar convencional o objetivo central desse curso é trabalhar uma visão epistemológica de abordagem atualizada do Brasil como um objeto social único. E como desdobramento desse objetivo, experimentar algumas hipóteses de interpretação do Brasil contemporâneo. A visão epistemológica inclui as perspectivas da interdisciplinaridade como caminho para a sustentação inicial dos Estudos Brasileiros como área do saber apropriada para se pensar o Brasil como totalidade social. As hipóteses interpretativas se organizam em torno de um eventual “drama hamletiano” que percorre o Brasil entre o ser ou não ser uma sociedade plena e democrática. Essa situação muito tematizada a partir de abordagens teóricas distintas, terá no curso uma avaliação que considera um conjunto de forças compreendidas como antissociais, que estão presentes de forma intensa no Brasil contemporâneo, tais como a proeminência do “libertarianismo” e do avanço dos comunitarismos.
Sem dúvida será preciso trabalhar de forma apurada o contexto social, uma ordem de significação, para avaliar as formas antissociais que entendemos prosperar em nossa realidade e nesse se enquadra a questão do espaço público de discussão corrompido por um espaço comunicativo (cuja forma mais importante são as redes sociais digitais) propenso à fratura social.
- Docente: Jaime Tadeu Oliva