- Docente: Ana Paula Nascimento
Ementa e objetivos | Fornecer aos alunos noções básicas sobre as estratégias de preservação do patrimônio cultural no Brasil relativas tanto às manifestações materiais quanto imateriais ou intangíveis, bem como sobre as transformações conceituais que balizaram as políticas públicas de preservação, especialmente do tombamento e de criação de museus;
Abordar os processos históricos de construção de políticas públicas de preservação do patrimônio cultural brasileiro nas esferas federal, estadual e municipal, verificando as variações de critérios seletivos e de inventário quanto às manifestações do patrimônio cultural;
Explicitar contornos ideológicos das políticas públicas de preservação do patrimônio cultural e suas relações com a afirmação de identidades coletivas no Brasil.
Avaliação | Participação nas discussões em aula e prova final escrita.
Programa detalhado
Módulo 1 | Os conceitos de patrimônio cultural e o edificado como referência
25.2 | aula 1 | Apresentação: de que matéria a memória é feita?
MBEMBE, Achille. O que fazer com as estátuas e os monumentos coloniais? Trad. Juliana de Moraes Monteiro e Carla Rodrigues. Revista Rosa, v. 2, n. 2, nov. 2020.
4.3 | Não haverá aula [Carnaval]
11.3 | Não haverá aula [Evento científico]
18.3 | aula 2 | O conceito de patrimônio no Ocidente: a Revolução Francesa e os paradigmas da preservação
CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. Trad. Luciano Machado. 3ª ed. São Paulo: Estação Liberdade/Ed. Unesp, 2006. Capítulos III e IV: “A Revolução Francesa” e “A consagração do monumento histórico” (p. 95-174).
25.3 | Não haverá aula [Evento científico]
1.4 | aula 3 | A criação de organismos e estratégias supranacionais de proteção ao patrimônio
SILVA, Fernando Fernandes. As cidades brasileiras e o patrimônio cultural da humanidade. 2ª ed. São Paulo: Peirópolis/Edusp, 2012. Capítulos 2 e 3: “Evolução da proteção internacional dos bens culturais imóveis” e “As instituições da convenção que prestam assistência internacional no campo dos bens culturais” (p. 49-86).
5.4 | aula 4 | Cinema no Museu [sábado]
Exibição de “Tava, a Casa de Pedra” (2012) e debate com Ariel Ortega Kuaray Poty e Patrícia Ferreira Pará Yxapy
8.4 | aula 5 | As matrizes intelectuais e as primeiras políticas públicas de patrimônio no Brasil
MAGALHÃES, Aline Montenegro. A Inspetoria de Monumentos Nacionais do Museu Histórico Nacional e a proteção de monumentos em Ouro Preto (1934-1937). Anais do Museu Paulista: História e cultura material, São Paulo, v. 25, n. 3, 2017.
CHUVA, Márcia. A proteção institucionalizada. In: CHUVA, Márcia. Os arquitetos da memória: sociogênese das práticas de preservação do patrimônio cultural no Brasil (anos 1930-1940). 2ª ed. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2017, p. 143-198.
15.4 | Não haverá aula [Semana Santa]
22.4 | aula 6 | As matrizes intelectuais e as políticas públicas de patrimônio na Cidade e no Estado de São Paulo
RODRIGUES, Marly. Imagens do passado: a instituição do patrimônio em São Paulo (1969-1987). São Paulo: Ed. Unesp/Imesp/Condephaat, 2000.
MARINS, Paulo César Garcez. Trajetórias de preservação do patrimônio cultural paulista. In: SETÚBAL, M. A. (org.). Terra paulista: trajetórias contemporâneas. São Paulo: Cenpec/Imprensa Oficial, 2008, p. 135-165.
Módulo 2 | Coleções, museus e o patrimônio tridimensional
29.4 | aula 7 | Coleções e museus na esfera federal
JULIÃO, Letícia. Museus e a preservação do patrimônio no Brasil. MAGALHÃES, Aline Montenegro; BEZERRA, Rafael Zamorano (org.). 90 anos do Museu Histórico Nacional em debate (1922-2012). Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2014, p. 175-188.
ANDRADE, Mário de. Museus populares. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, n. 31, 2005, p. 127-131.
ZARUR, Camila. “É como se fôssemos extintos novamente”. Piauí, 3 set. 2018.
6.5 | aula 8 | Coleções e museus na esfera estadual
LIMA, Solange Ferraz de; SILVA, Rodrigo. Para entender o museu. In: LIMA, Solange Ferraz de (coord.). Para entender o museu. São Paulo: Museu Paulista da Universidade de São Paulo/Edusp, 2022, p. 14-33. Coleção Museu do Ipiranga, v. 1.
NERY, Pedro. A Pinacoteca do Estado no Liceu de Artes e Ofícios (1905-1912): uma coleção de arte. In: NERY, Pedro. Arte, pátria e civilização: a formação dos acervos artísticos do Museu Paulista e da Pinacoteca do Estado de São Paulo (1893-1912). Dissertação (Mestrado em Museologia), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015, p. 92-139.
MISAN, Simona. Os museus históricos e pedagógicos do estado de São Paulo. Anais do Museu Paulista: História e cultura material, v. 16, n. 2, 2008.
13.5 | aula 9 | Coleções e museus na esfera municipal
RIBEIRO, David W. A. Uma exposição para o IV Centenário de São Paulo: um historiador português narra a “história bandeirante”. Anais do Museu Paulista: História e cultura material, v. 26, 2018.
SANDRONI, Carlos. O acervo da Missão de Pesquisas Folclóricas, 1938-2012. Debates — Cadernos do Programa de Pós-graduação em Música, v. 12, 2014, p. 55-62.
20.5 | aula 10 | Visita ao Museu do Ipiranga
Visita às exposições de longa duração Para entender o Museu, Passados imaginados e Uma História do Brasil.
Módulo 3 | Cultura e cidadania no Brasil contemporâneo
27.5 | aula 11 | A Cultura na Constituição de 1988
FONSECA, Maria Cecília Londres. A fase moderna. In: FONSECA, Maria C. L. O Patrimônio em processo: trajetória da política federal de preservação no Brasil. 4ª ed. rev. ampl. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2017, p. 139-190.
CAMPOS, Yussef D. S. Desafios propostos pela Constituição de 1988 ao patrimônio cultural. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, n. 35, 2017, p. 203-211.
3.6 | aula 12 | O patrimônio imaterial e seus detentores: políticas e práticas
RIBEIRO, David W. A. As políticas culturais e a produção do conhecimento na prática. In: RIBEIRO, David W. A. Por uma política cultural antirracista: as caminhadas indígenas, quilombolas e afro-diaspóricas diante das permanências coloniais e escravistas (1988-2020). São Paulo: Intermeios, 2023, p. 209-279.
INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL. vídeo, 54 min.
10.6 | aula 13 | Interdependências entre o cultural, o natural e as muitas dimensões do patrimônio
PAIVA, Marcelo Cardoso de. Entre a lembrança e o esquecimento: memória, história e patrimônio cultural afro-brasileiros. Revista Brasileira de História, v. 41, n. 88, set.-dez. 2021.
CRISPIM, Felipe Bueno. O tombamento de áreas naturais pelo CONDEPHAAT: marco de inovação e memória da instituição do patrimônio paulista (1976-1995). arq.Urb, n. 26, 2019.
17.6 | Avaliação final
Prova escrita
24.6 | aula 14 | Encerramento
Devolutiva das avaliações, exibição do documentário “Territórios de Resistência: Florestanias, Sertanias, Ribeirias” (2021) e roda de conversa sobre a disciplina
- Docente: David William Aparecido Ribeiro