A disciplina Simulação clínica Simulação Clínica: conceitos e aplicação na formação e aprimoramento de profissionais, tem como foco o uso da simulação clínica para a formação e o aprimoramento dos recursos humanos em saúde. A simulação é uma tentativa em imitar as peculiaridades de uma determinada situação real, almejando sua melhor compreensão e gestão. (NATIONAL LEAGUE FOR NURSING, 2013).  

Promove em ambiente seguro e controlado o desenvolvimento de aprendizagens significativas e demonstra eficácia na educação cognitiva e comportamental (HOADLEY, 2009).  

Atualmente, por questões de segurança, qualidade, ética, desenvolvimento de novas tecnologias e/ou constantes cenários práticos em mutação, tem sido considerada imprescindível na formação e no aprimoramento dos profissionais da saúde (NATIONAL LEAGUE FOR NURSING, 2013; Martins et al, 2014, Martins et al 2012; LEIGH, 2008).  

Na clínica ao longo dos tempos, esteve presente no processo de ensino-aprendizagem através do treino de habilidades de profissionais, todavia, nos dias atuais alia recursos de informática e cibernética e pode ser utilizada para o desenvolvimento de raciocínio clínico, tomada de decisão, trabalho em equipe, autoconfiança, satisfação, motivação entre outros atributos (Baptista et al, 2014; Martins et al 2014).