Disciplinas do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais
Analisar criticamente o impacto das fissuras orofaciais sobre funções associadas às vias aéreas superiores, particularmente, a respiração, a fala e o sono, bem como os efeitos das cirurgias corretoras primárias e secundárias. Apresentar e discutir os avanços no diagnóstico instrumental dos distúrbios associados às fissuras orofaciais
Fornecer aos pós-graduandos conceitos teóricos e práticos de análise proteômica e bioinformática que possam ser empregados na área da saúde
Capacitar o aluno a aplicar e interpretar procedimentos de análise estatística aplicáveis a modelos experimentais simples utilizados na área de saúde. O curso dá ênfase nos princípios e limitações bem como nas pressuposições e restrições envolvidas nos diferentes modelos de análise estatística mais do que nos procedimentos de cálculo envolvidos. São discutidos os diferentes níveis de mensuração em experimentos da área biomédica e a maneira como eles afetam o modelo experimental e a interpretação dos resultados bem como o modelo estatístico apropriado
O desenvolvimento craniofacial é significativamente afetado por malformações congênitas. O objetivo desta disciplina consiste em fornecer ao aluno os elementos básicos para a compreensão do crescimento facial de indivíduos sem malformações e de pacientes com fissuras orofaciais, e, dar subsídios para a aplicação de novas metodologias de estudo, além das já conhecidas, a fim de que sejam elucidados os muitos aspectos ainda não esclarecidos dentro deste campo de conhecimento.
Estudar os princípios, protocolos e condutas da reabilitação interdisciplinar em pacientes com fissuras labiopalatinas e anomalias relacionadas. Praticar as especialidades clínicas médicas, odontológicas, fonoaudiológicas e fisiologia aplicada à respiração, mastigação, fala e sono nas fissuras orofaciais, com foco interdisciplinar.
Proporcionar ao aluno de pós-graduação stricto sensu bases teóricas e práticas sobre as novas tecnologias associadas à prática docente promover um treinamento sobre as diferentes formas de apresentação em congressos, seminários, teses e aulas teóricas.
Modalidade da disciplina: NÃO PRESENCIAL.
Ao término da disciplina o aluno:
  • Terá aprofundado o conhecimento quanto aos distúrbios da linguagem, fala e audição nas anomalias craniofaciais; 
  • Terá uma reflexão crítica sobre possibilidades de tratamento dos distúrbios da comunicação frente aos avanços do conhecimento nas diferentes áreas relacionadas à reabilitação, com base na produção científica atual.