Geral: Proporcionar aos discentes conhecimentos básicos dos temas relacionados ao uso de suplementos durante a realização do exercício físico. Específico: Proporcionar aos discentes o conhecimento básico do uso de suplementos alimentares durante o exercício físico para que futuramente os mesmos possam compreender a necessidade destes diferentes nutrientes frente à prática de exercício físico com diferentes intensidades de esforço.
Discutir a contribuição do sistema visual para o controle da locomoção em diferentes populações, em modelos animais, em humanos e no esporte.
Apresentar conceitos e conteúdos da estatística descritiva e inferencial. Ao final da disciplina, o aluno deverá ser capaz de organizar e descrever os dados experimentais, analisar, comparar e elaborar conclusões sobre os referidos dados. Aplicar os testes estatísticos apropriados às situações da Educação Física e do Esporte e interpretá-los de maneira correta.
A disciplina busca resgatar e discutir, em detalhe, os fundamentos teóricos do metabolismo e da bioenergética. Também, pretende-se examinar os estudos clássicos e o conhecimento moderno a respeito da resposta metabólica ao exercício físico. Em cada tema abordado, os alunos serão compelidos a se envolverem ativamente, seja por meio de discussão coletiva, em grupo ou apresentação de seminário seguida de discussão.
Analisar o esporte contemporâneo e sua relação com a educação por meio de fundamentos sociológicos.
Apresentar e discutir a área de Educação Física e Esporte como campo de investigação científica. Explorar caminhos e meios de intervenção científica nesse campo de conhecimento.
Apresentar e discutir aspectos relacionados à atividade física, Saúde Coletiva e condições especiais de saúde. Explorar possibilidades para a produção de conhecimento e intervenção profissional. Contribuir para que a Educação Física atue de forma adequada frente às mudanças e desafios da sociedade e suas repercussões no processo saúde-doença, tendo como prioridade o coletivo.