Ampliar os conhecimentos teóricos e práticos dos alunos sobre as políticas existentes – dimensões da biodiversidade, das mudanças climáticas, das políticas ambientais urbanas e rurais – e assim permitir maior repertório de conteúdos teóricos no campo das políticas públicas e exemplos de sua aplicabilidade a partir das políticas ambientais e suas especificidades. Propor o contato dos alunos com alguns dos principais fundamentos teóricos e empíricos em torno da política ambiental e de suas dimensões intersetorial e territorial no Brasil. Apresentar e explorar as noções de gestão pública e política ambiental nos planos nacional, regional e local em torno de temas como biodiversidade, ambiente urbano-metropolitano e ambiente regional, mudanças climáticas, agroecologia, agricultura urbana, relação campo-cidade, recursos hídricos, resíduos sólidos, qualidade do ar e proteção de áreas naturais. O curso eventualmente contará com professores convidados do PROCAM, dos Cursos de Gestão Ambiental e Gestão de Políticas Públicas da EACH (USP/Leste) e também de especialistas nos temas sugeridos.
1) Contribuir para a discussão do campo investigativo das linhas de pesquisa no Programa; 2) Auxiliar os estudantes na elaboração de seus projetos de dissertação e tese; 3) Estimular a participação dos orientadores do programa, dos alunos a partir de suas pesquisas, de mestres e doutores egressos do Programa; 4) Estabelecer acompanhamento continuado e reflexão do processo de amadurecimento dos alunos e das questões no desenvolvimento das pesquisas; 5) Favorecer a integração dos alunos ao Programa.
Objetivo Geral: No final da disciplina, os alunos de pós-graduação deverão ser capazes de compreender os padrões e processos ecológicos urbanos, os serviços e desserviços ecossistêmicos associados à biodiversidade, bem como reconhecer o papel da natureza na resiliência urbana. Objetivos Específicos: Dar ao aluno condições de: - Compreender as alterações ecológicas no ambiente construído desde o nível de população até o da paisagem; - Discutir conceitos avançados sobre interações ecológicas em sistemas complexos (i.e., urbano) e a partir disso construir uma visão sistêmica da importância da natureza no ambiente em transformação. - Entender o papel das infraestruturas verde e azul na dinâmica do ecossistema urbano, bem como o seus usos na proposição de projetos ambientais; - Compreender as diferentes formas de uso da natureza na mitigação dos impactos negativos (e.g., poluição, ilhas de calor) e no aumento da resiliência urbana, promovendo maior adaptação das cidades à futuros cenários de extremos climáticos; - Compreender os elementos chave de projetos de Soluções baseadas na Natureza em cidades, bem como discutir diferentes casos de sucesso no mundo; - Compreender a distribuição do verde urbano em médias e grandes cidades brasileiras e associar este atributo às variáveis demográficas, socioeconômicas e socioecológicas, levantando assim a discussão sobre justiça ambiental. - Discutir os principais instrumentos de planejamento ambiental em cidades.
O debate sobre a emergente agenda de pesquisa que cerca o tema da justiça climática, das cidades e as desigualdades ambientais é o objetivo central da disciplina. Nesse sentido, são mobilizados autores clássicos e contemporâneos em chave de leitura crítica, de-colonial e de diálogo entre a ecologia política e a justiça ambiental, para a construção de uma co-produção de conhecimento em sala de aula a partir de debates e análises de casos. É também objetivo tensionar o diálogo destes campos de saberes com a prática da gestão pública e do planejamento urbano face aos desafios do mundo contemporâneo.
A disciplina tem como objetivo primordial promover o desenvolvimento pelo aluno de uma visão científica crítica sobre as questões naturais e antrópicas envolvidas nas mudanças climáticas globais. Em decorrência, possibilitará uma melhor compreensão do alcance e significado de acordos multilaterais, das políticas públicas e das ações locais na mitigação de causas antrópicas e na adaptação em relação às causas naturais. Considera-se que, ao final da disciplina, o aluno terá adicionado à sua formação as seguintes competências. i) Compreender e diferenciar as causas naturais das causas antrópicas em relação às mudanças climáticas. ii) Analisar a eficácia dos acordos multilaterais para a redução de emissões. iii) Avaliar as políticas públicas e ações desenvolvidas no âmbito nacional ou em outros países. iv) Ponderar sobre a eficácia de estratégias de redução de emissões nos domínios nacional e local. v) Recomendar políticas públicas ou estratégias organizacionais adaptativas em relação às mudanças climáticas ou voltadas para a redução de emissões.

São objetivos da disciplina: 

  • Discutir os fundamentos que norteiam o conhecimento; 
  • Compreender os avanços e limites do conhecimento científico; 
  • Compreender a mudança paradigmática e o saber socioambiental como um  tipo de conhecimento interdisciplinar;
  • Identificar,  compreender  e  discernir  as  diferentes  metodologias  que  promovem e moldam o desenvolvimento das ciências;  
  • Fornecer  subsídios  teóricos/metodológicos  para  a  produção  do  conhecimento nos diversos projetos de pesquisa desenvolvidos no âmbito do  PROCAM;  
  • Organizar e orientar seminários sobre temas abordados e sua aplicação nos  projetos de pesquisa.