Introduzir as metodologias de dimensionamento das diversas configurações de sistemas fotovoltaicos. Capacitar o estudante a projetar fotovoltaicos para usos finais que requeiram eletricidade.
O programa da disciplina abrangerá tópicos sobre recursos minerais e hídricos necessários para a transição energética e os aspectos fundamentais do armazenamento geológico de CO2, que envolvem tipos de reservatórios e caracterizações geológicas, reaproveitamento de campos maduros, mecanismos de armazenamento e segurança, previsão de desempenho e integridade de reservatórios. O curso enfatizará o papel do armazenamento geológico de carbono na transição energética. O objetivo maior é mostrar aos estudantes os desafios existentes para o suprimento de minerais e água visando a sustentação da transição energética e uma visão do caráter multidisciplinar dos projetos de CCS (Carbon, Capture, and Storage), nos quais atuam engenheiros de reservatório, geólogos, geofísicos, modeladores geoquímicos/geológicos, economistas, reguladores, entre outros profissionais. Os conhecimentos a serem adquiridos devem tornar os estudantes aptos a avaliarem criticamente os insumos naturais necessários em projeto de transição energética e a participarem de projetos de CCS em suas formações específicas, dentro de empresas e órgãos dos setores produtivos, governamentais e de bem-estar social.
Apresentar os principais conceitos da hidrologia, monitoramento e tratamento quantitativo de variáveis hidrológicas e suas aplicações na geração de energia hidrelétrica.
Aplicar as leis da termodinâmica em diferentes processos de conversão de energia para obtenção de modelos matemáticos. Simular tais processos em softwares (comerciais ou não) e obter análises de comportamentos. Otimizar tais sistemas a partir do entendimento dos conceitos básicos de métodos de simulação.
Fornecer aos alunos um instrumental teórico-metodológico para avaliação da questão energética no Brasil e no exterior, a partir de suas derivações - a política energética, a política ambiental e a política social - identificando os atuais impasses e controvérsias com respeito as formas alternativas e complementares de oferta energética, e as articulações de interesses que envolvem os processos decisórios.
Oferecer uma visão geral sobre o estado da arte das aplicações fotovoltaicas apresentando os princípios básicos dos dispositivos envolvidos na conversão e no aproveitamento da conversão direta da luz em eletricidade. Serão apresentadas e discutidas as seguintes aplicações, eletrificação rural com sistemas fotovoltaicos domiciliares, sistemas fotovoltaicos de bombeamento e sistemas fotovoltaicos conectados à rede.
Capacitar os discentes a aplicar os conceitos de energia (e da qualidade da energia) em diferentes processos de conversão. Dessa forma se criam amarras para formação de um pensamento crítico das formas como a energia é utilizada nos diferentes setores da sociedade. Tal noção se faz necessária de uma escala individual até balanços energéticos nacionais. Almeja-se que os docentes consigam avaliar soluções que usem a energia de forma racional, evitando o greenwashing. Vale salientar que apesar de um conteúdo padrão, o curso será todo enunciado em função de problemas associados ao cotidiano da energia.
Introduzir os fundamentos necessários para que o estudante compreenda e aplique o método científico na realização de sua pesquisa.
Apresentar para o aluno o potencial energético dos diversos tipos de resíduos sólidos gerados no Brasil e as tecnologias necessárias para o aproveitamento energético desses resíduos.
Fornecer aos alunos um instrumental conceitual e metodológico para avaliação da questão energética no Brasil e no exterior, a partir dos aspectos ambientais que envolvem as formas tradicionais, alternativas e complementares de oferta energética, seu uso para a satisfação dos serviços energéticos demandados pelo aparelho produtivo e pela sociedade, e as articulações de interesses que envolvem os processos decisórios.