O debate sobre a emergente agenda de pesquisa que cerca o tema da justiça climática, das cidades e as desigualdades ambientais é o objetivo central da disciplina. Nesse sentido, são mobilizados autores clássicos e contemporâneos em chave de leitura crítica, de-colonial e de diálogo entre a ecologia política e a justiça ambiental, para a construção de uma co-produção de conhecimento em sala de aula a partir de debates e análises de casos. É também objetivo tensionar o diálogo destes campos de saberes com a prática da gestão pública e do planejamento urbano face aos desafios do mundo contemporâneo.
A disciplina tem como objetivo primordial promover o desenvolvimento pelo aluno de uma visão científica crítica sobre as questões naturais e antrópicas envolvidas nas mudanças climáticas globais. Em decorrência, possibilitará uma melhor compreensão do alcance e significado de acordos multilaterais, das políticas públicas e das ações locais na mitigação de causas antrópicas e na adaptação em relação às causas naturais. Considera-se que, ao final da disciplina, o aluno terá adicionado à sua formação as seguintes competências. i) Compreender e diferenciar as causas naturais das causas antrópicas em relação às mudanças climáticas. ii) Analisar a eficácia dos acordos multilaterais para a redução de emissões. iii) Avaliar as políticas públicas e ações desenvolvidas no âmbito nacional ou em outros países. iv) Ponderar sobre a eficácia de estratégias de redução de emissões nos domínios nacional e local. v) Recomendar políticas públicas ou estratégias organizacionais adaptativas em relação às mudanças climáticas ou voltadas para a redução de emissões.

São objetivos da disciplina: 

  • Discutir os fundamentos que norteiam o conhecimento; 
  • Compreender os avanços e limites do conhecimento científico; 
  • Compreender a mudança paradigmática e o saber socioambiental como um  tipo de conhecimento interdisciplinar;
  • Identificar,  compreender  e  discernir  as  diferentes  metodologias  que  promovem e moldam o desenvolvimento das ciências;  
  • Fornecer  subsídios  teóricos/metodológicos  para  a  produção  do  conhecimento nos diversos projetos de pesquisa desenvolvidos no âmbito do  PROCAM;  
  • Organizar e orientar seminários sobre temas abordados e sua aplicação nos  projetos de pesquisa.