Clinica Infantil
Familiarizar o aluno com conceitos e métodos básicos de pesquisas empíricas (experimentos e estudos observacionais) e fundamentos de inferência estatística, análise descritiva de dados e estatísticas básicas de comparação e médias e proporções. O maior objetivo é desenvolver habilidades para pensamento crítico de métodos utilizados em estudos empíricos em humanos.
Dar sequência ao aprendizado iniciado no 7º período na Disciplina de Odontopediatria I, fomentando no aluno senso crítico e autonomia na prática clínica, orientando-o no atendimento odontológico de pacientes infantis, possibilitando que realize intervenções que eventualmente não tenham sido efetuadas no semestre anterior, viabilizando o fortalecimento das habilidades clínicas e a consolidação do conhecimento, com ética e cunho social.
Ao término da disciplina, o aluno deverá ser capaz de: - Realizar o diagnóstico diferencial dos defeitos de desenvolvimento dentário, aplicando os conhecimentos teóricos na sua prática de pesquisa clínica. - Planejar, executar e documentar projetos de pesquisa clinica com defeitos de desenvolvimento dentário nas atividades práticas. - Elaborar projetos de pesquisa e extensão na área, baseados tanto nos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos, bem como na literatura específica atual.
Introduzir princípios programação (programa R) para análise de dados comumente utilizados em pesquisas em biologia em geral (odontologia e saúde), incluindo a escolha de testes estatísticos apropriados, interpretação dos resultados e apresentação de dados em tabelas e gráficos.
O aluno deverá ser capaz de: 1. Conhecer as implicações do crescimento e desenvolvimento do crânio e da face no desenvolvimento da oclusão normal e das maloclusões; 2. Prever e diagnosticar maloclusões incipientes; 3. Construir aparelhos ortodônticos preventivos e de interceptação, após treinamento em laboratório; 4. Reconhecer, classificar e distinguir maloclusões que requerem diagnóstico e tratamento especializados das que necessitam tratamento preventivo e/ou de interceptação; 5. Compreender o campo da Ortodontia como especialidade odontológica.
Capacitar os alunos de pós-graduação na elaboração de apresentações educacionais, instrutivas e mídias digitais com eficiência e qualidade, através do exercício da criatividade, desenvolvimento de habilidades, treinamento em aplicativos e recursos digitais facilitadores da didática e do ensino
O objetivo desta disciplina é apresentar ao aluno conceitos básicos de epidemiologia que se fundamentam no método cientifico (estudos empíricos de causa e efeito) com a finalidade de desenvolvimento de pensamento crítico à prática da odontologia. O curso tem a finalidade ainda de motivar o aluno a ser proativo e independente na busca de informações e avaliação da qualidade científica das mesmas incluindo análise crítica de artigos científicos. Em síntese a disciplina visa oferecer fundamentos necessários para a prática da Odontologia Baseada em Evidências científicas.
Aprofundar o conhecimento científico sobre os defeitos de desenvolvimento e das alterações adquiridas dentárias em crianças e adolescentes, e de suas repercussões clínicas. Por meio tanto da discussão crítica da literatura científica quanto da execução de atendimentos clínicos, bem como do desenvolvimento de projetos científicos, a disciplina irá capacitar o aluno para atuar nos diversos cenários odontológicos, como cirurgiões-dentistas, docentes e pesquisadores na área.
Introduzir conceitos da medicina tradicional chinesa e desta forma, despertar o interesse do aluno para a utilização de técnicas milenares, comprovadas cientificamente, e que podem ser aplicadas como um recurso adicional durante o atendimento odontológico, buscando o equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual do indivíduo.
A disciplina tem por objetivo a formação de profissionais capacitados a realizar o atendimento odontológico de crianças de 0 a 12 anos de idade dentro dos preceitos do modelo biopsicossocial, envolvendo técnicas de manejo de comportamento durante a consulta odontológica; aspectos preventivos dos problemas que acometem o sistema estomatognático tais como cárie dental, doença periodontal, lesões de tecidos moles, maloclusões, sequelas de traumatismos, anomalias dentárias, disfunção da articulação temporomandibular e bruxismo e a implementação das modalidades de tratamento, assim como a promoção de um espírito crítico e de investigação no acadêmico, para a construção do conhecimento no processo de aprendizado. As atividades práticas da disciplina são desenvolvidas de forma integrada com as atividades curriculares de extensão definidas no projeto pedagógico do curso. Em articulação com ensino e pesquisa, os estudantes promoverão assistência odontológica especializada a uma comunidade externa à instituição. Serão valorizadas no processo de aprendizagem dos estudantes: a análise das práticas sociais e de valores compartilhados na comunidade, a reflexão e a crítica diante de problemas que precisam ser enfrentados pela comunidade, a ação e o desenvolvimento de atividades de cooperação com a comunidade, realização de ações no serviço que sejam pertinentes para resolver o problema e, ao mesmo tempo, favorecer a aprendizagem de valores democráticos e de valorização das políticas públicas.