Estomatologia, Saúde Coletiva e Odontologia Legal
Contribuir para o desenvolvimento da compreensão, por parte do estudante, do Sistema Único de Saúde, do trabalho em equipe multiprofissional e interdisciplinar, do processo saúde-doença como resultante de determinantes biológicos e sociais, da integralidade da atenção como eixo norteador da atenção em saúde, do processo de gestão dos serviços de saúde e da responsabilização pelo cuidado enquanto profissional de saúde. Especificamente, o estudante se apropria do trabalho do cirurgião-dentista na equipe de saúde da família, assim como das ações de saúde bucal na Estratégia de Saúde da Família.
- Docente: Luana Pinho de Mesquita Lago
- Docente: Soraya Fernandes Mestriner
- Docente: Wilson Mestriner Junior
Contribuir para o desenvolvimento da compreensão, por parte do estudante, do Sistema Único de Saúde, do trabalho em equipe multiprofissional e interdisciplinar, do processo saúde-doença-cuidado como resultante de determinantes biológicos e sociais, da integralidade da atenção como eixo norteador da atenção em saúde, do processo de gestão dos serviços de saúde e da responsabilização pelo cuidado enquanto profissional de saúde. Especificamente, espera-se sensibilizar o estudante para a prática na Atenção Primária em Saúde, em especial na Estratégia Saúde da Família, reconhecendo uma unidade de saúde da família, caracterizando seu território e a população adstrita, seu processo de trabalho, a rede de atenção local e regional de saúde, o complexo regulador e o sistema de informação em saúde.
- Docente: Luana Pinho de Mesquita Lago
- Docente: Soraya Fernandes Mestriner
- Docente: Wilson Mestriner Junior
Geral: Situar o estudante no contexto das profissões de saúde, pautado em princípios éticos, legais e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do meio, sensibilizando-o para transformação da realidade em benefício da sociedade, tomando como eixo orientador os princípios do Sistema Único de Saúde – SUS.
Específicos:
- Compreender os modelos explicativos do processo saúde/doença nas abordagens: unicausal, multicausal da produção social e holística e os modos de agir em saúde;
- Refletir sobre as práticas educativas utilizadas no âmbito da saúde; Trabalhar educação em saúde, conhecendo os modelos pedagógicos;
- Conhecer a história das políticas públicas de saúde e da Odontologia e relacionar com a situação atual, desenvolvendo o raciocínio crítico reflexivo;
- Conhecer e discutir a construção das políticas publica no contexto do setor saúde no Brasil enfocando a Política Nacional de Atenção Básica;
- Compreender o Sistema Único de Saúde através de seus princípios e diretrizes;
- Analisar as políticas de saúde como processo histórico em constante transformação e compreender a saúde da família como uma estratégia possível da implantação/implementação do SUS;
- Conscientizar-se de seu papel social no exercício da cidadania;
- Inteirar-se da rede de assistência á saúde bucal no SUS;
- Refletir acerca da intersubjetividade presente nas relações de ajuda;
- Refletir sobre os processos de cuidado em saúde;
- Compreender a evolução histórica dos recursos humanos na odontologia
- Entender o papel da Antropologia e Sociologia nas profissões de saúde.
- Docente: Carmen Lucia Cardoso
- Docente: Luana Pinho de Mesquita Lago
- Docente: Soraya Fernandes Mestriner
- Docente: Wilson Mestriner Junior
Ao final do curso o estudante deverá ser capaz de: realizar as técnicas radiográficas intrabucais utilizadas comumente na clínica odontológica; aplicar os conhecimentos dos fatores que influenciam na formação da imagem para obter radiografias de qualidade; reconhecer os riscos inerentes à utilização dos raios x para fins de diagnóstico e aplicar os conceitos de radioproteção; reconhecer os aspectos de normalidade nas radiografias utilizadas em Odontologia.
- Docente: Hugo Gaeta Araujo
- Docente: Plauto Christopher Aranha Watanabe
Objetivo Geral: Permitir ao aluno, e futuro profissional da Odontologia, refletir eticamente sobre o agir do profissional na saúde nas diferentes situações humanas.
Objetivos Específicos: Ao final da Disciplina, o aluno será capaz de: 1) Possuir uma melhor percepção dos problemas e das perspectivas do grande desenvolvimento das ciências médicas e biológicas; e 2) Desenvolver uma postura ética em suas atividades profissionais.
Objetivos Específicos: Ao final da Disciplina, o aluno será capaz de: 1) Possuir uma melhor percepção dos problemas e das perspectivas do grande desenvolvimento das ciências médicas e biológicas; e 2) Desenvolver uma postura ética em suas atividades profissionais.
- Docente: Ricardo Henrique Alves da Silva
Objetivo Geral: Conhecimento da especialidade de Odontologia Legal e permitir condições para atuar como Perito Odontolegista.
Objetivos Específicos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de: 1) Desenvolver raciocínio lógico e formal, com entendimento de boa qualidade e conceitual, suprindo necessidades mínimas de conhecimento do modus faciendis da perícia odontológica, em âmbito civil, penal, trabalhista e em sede administrativa; 2) Redigir os documentos pertinentes à atuação em Odontologia Legal; 3) Conhecer e executar procedimentos periciais em Odontologia Legal.
Objetivos Específicos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de: 1) Desenvolver raciocínio lógico e formal, com entendimento de boa qualidade e conceitual, suprindo necessidades mínimas de conhecimento do modus faciendis da perícia odontológica, em âmbito civil, penal, trabalhista e em sede administrativa; 2) Redigir os documentos pertinentes à atuação em Odontologia Legal; 3) Conhecer e executar procedimentos periciais em Odontologia Legal.
- Docente: Ricardo Henrique Alves da Silva
Capacitar o estudante de graduação a diagnosticar lesões do complexo bucomaxilofacial, por meio de exame clínico e exames complementares, com ênfase na realização de exames de imagem, solicitação de exames complementares laboratoriais e suas devidas interpretações, e realização de biópsias de lesões de tecido mole e tecido ósseo. Além disso, o estudante será treinado para o tratamento das lesões que sejam de competência do estomatologista.
- Docente: Alan Grupioni Lourenco
- Docente: Ana Carolina Fragoso Motta
- Docente: Hugo Gaeta Araujo
- Docente: Jorge Esquiche Leon
- Docente: Lara Maria Alencar Ramos Innocentini
- Docente: Plauto Christopher Aranha Watanabe
Introduzir aos estudantes os conceitos básicos da Estomatologia, e capacitá-los a realizar o exame clínico, solicitar exames complementares e interpretar seus resultados com fins a reconhecer as condições de saúde geral e bucal do paciente. Além disso, a disciplina objetiva fornecer aos estudantes as noções básicas de doenças e condições sistêmicas que tenham interface com a odontologia.
- Docente: Ana Carolina Fragoso Motta
- Docente: Evandro Watanabe
- Docente: Lara Maria Alencar Ramos Innocentini
Geral
Formação do estudante, com vivência na realidade prática em saúde coletiva, capacitando-o ao exercício de atividades referentes ao diagnóstico das condições de saúde bucal; planejamento e
desenvolvimento de ações de promoção de saúde, prevenção, controle de doenças, e recuperação da saúde, pautado em princípios éticos, legais e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do meio, dirigindo sua atuação para transformação da realidade em benefício da sociedade, tomando como eixo orientador os princípios do Sistema Único de Saúde SUS.
Específicos
Atuar como um agente transformador de realidades sociais;
Identificar fatores de risco as quais os indivíduos estão expostos;
Instrumentalizar o estudante para avaliar o risco às doenças bucais;
Planejar e executar levantamento epidemiológico das doenças bucais;
Ser capaz de interpretar dados dos levantamentos epidemiológicos das condições de saúde;
Agir de forma preventiva, tomando medidas que evitem ou impeçam a evolução de doenças bucais;
Escolher os procedimentos coletivos e individuais para uma dada população, de acordo com seu perfil de risco;
Capacitar para atuação em educação em saúde junto à comunidade na perspectiva do desenvolvimento da autonomia das pessoas visando o autocuidado;
Enumerar, planejar e desenvolver as ações de promoção, prevenção da saúde bucal;
Instrumentalizar o estudante para planejar, intervir e avaliar a estratégia da atenção em saúde coletiva, especialmente na saúde da família;
Interagir com outros profissionais de saúde e o público em geral;
Analisar e Refletir sobre as condições de saúde bucal da população brasileira;
Conhecer as Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal
- Docente: Luana Pinho de Mesquita Lago
- Docente: Soraya Fernandes Mestriner
- Docente: Wilson Mestriner Junior