Estomatologia, Saúde Coletiva e Odontologia Legal
Contribuir para o desenvolvimento da compreensão, por parte do estudante, do Sistema Único de Saúde, do trabalho em equipe multiprofissional e interdisciplinar, do processo saúde-doença como resultante de determinantes biológicos e sociais, da integralidade da atenção como eixo norteador da atenção em saúde, do processo de gestão dos serviços de saúde e da responsabilização pelo cuidado enquanto profissional de saúde. Especificamente, o estudante se apropria do trabalho do cirurgião-dentista na equipe de saúde da família, assim como das ações de saúde bucal na Estratégia de Saúde da Família.
Contribuir para o desenvolvimento da compreensão, por parte do estudante, do Sistema Único de Saúde, do trabalho em equipe multiprofissional e interdisciplinar, do processo saúde-doença-cuidado como resultante de determinantes biológicos e sociais, da integralidade da atenção como eixo norteador da atenção em saúde, do processo de gestão dos serviços de saúde e da responsabilização pelo cuidado enquanto profissional de saúde. Especificamente, espera-se sensibilizar o estudante para a prática na Atenção Primária em Saúde, em especial na Estratégia Saúde da Família, reconhecendo uma unidade de saúde da família, caracterizando seu território e a população adstrita, seu processo de trabalho, a rede de atenção local e regional de saúde, o complexo regulador e o sistema de informação em saúde.
Geral: Situar o estudante no contexto das profissões de saúde, pautado em princípios éticos, legais e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do meio, sensibilizando-o para transformação da realidade em benefício da sociedade, tomando como eixo orientador os princípios do Sistema Único de Saúde – SUS. Específicos: - Compreender os modelos explicativos do processo saúde/doença nas abordagens: unicausal, multicausal da produção social e holística e os modos de agir em saúde; - Refletir sobre as práticas educativas utilizadas no âmbito da saúde; Trabalhar educação em saúde, conhecendo os modelos pedagógicos; - Conhecer a história das políticas públicas de saúde e da Odontologia e relacionar com a situação atual, desenvolvendo o raciocínio crítico reflexivo; - Conhecer e discutir a construção das políticas publica no contexto do setor saúde no Brasil enfocando a Política Nacional de Atenção Básica; - Compreender o Sistema Único de Saúde através de seus princípios e diretrizes; - Analisar as políticas de saúde como processo histórico em constante transformação e compreender a saúde da família como uma estratégia possível da implantação/implementação do SUS; - Conscientizar-se de seu papel social no exercício da cidadania; - Inteirar-se da rede de assistência á saúde bucal no SUS; - Refletir acerca da intersubjetividade presente nas relações de ajuda; - Refletir sobre os processos de cuidado em saúde; - Compreender a evolução histórica dos recursos humanos na odontologia - Entender o papel da Antropologia e Sociologia nas profissões de saúde.
Ao final do curso o estudante deverá ser capaz de: realizar as técnicas radiográficas intrabucais utilizadas comumente na clínica odontológica; aplicar os conhecimentos dos fatores que influenciam na formação da imagem para obter radiografias de qualidade; reconhecer os riscos inerentes à utilização dos raios x para fins de diagnóstico e aplicar os conceitos de radioproteção; reconhecer os aspectos de normalidade nas radiografias utilizadas em Odontologia.
Objetivo Geral: Permitir ao aluno, e futuro profissional da Odontologia, refletir eticamente sobre o agir do profissional na saúde nas diferentes situações humanas.

Objetivos Específicos: Ao final da Disciplina, o aluno será capaz de: 1) Possuir uma melhor percepção dos problemas e das perspectivas do grande desenvolvimento das ciências médicas e biológicas; e 2) Desenvolver uma postura ética em suas atividades profissionais.
Objetivo Geral: Conhecimento da especialidade de Odontologia Legal e permitir condições para atuar como Perito Odontolegista.

Objetivos Específicos: Ao final da disciplina o aluno será capaz de: 1) Desenvolver raciocínio lógico e formal, com entendimento de boa qualidade e conceitual, suprindo necessidades mínimas de conhecimento do modus faciendis da perícia odontológica, em âmbito civil, penal, trabalhista e em sede administrativa; 2) Redigir os documentos pertinentes à atuação em Odontologia Legal; 3) Conhecer e executar procedimentos periciais em Odontologia Legal.
Capacitar o estudante de graduação a diagnosticar lesões do complexo bucomaxilofacial, por meio de exame clínico e exames complementares, com ênfase na realização de exames de imagem, solicitação de exames complementares laboratoriais e suas devidas interpretações, e realização de biópsias de lesões de tecido mole e tecido ósseo. Além disso, o estudante será treinado para o tratamento das lesões que sejam de competência do estomatologista.
Introduzir aos estudantes os conceitos básicos da Estomatologia, e capacitá-los a realizar o exame clínico, solicitar exames complementares e interpretar seus resultados com fins a reconhecer as condições de saúde geral e bucal do paciente. Além disso, a disciplina objetiva fornecer aos estudantes as noções básicas de doenças e condições sistêmicas que tenham interface com a odontologia.
Geral Formação do estudante, com vivência na realidade prática em saúde coletiva, capacitando-o ao exercício de atividades referentes ao diagnóstico das condições de saúde bucal; planejamento e desenvolvimento de ações de promoção de saúde, prevenção, controle de doenças, e recuperação da saúde, pautado em princípios éticos, legais e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do meio, dirigindo sua atuação para transformação da realidade em benefício da sociedade, tomando como eixo orientador os princípios do Sistema Único de Saúde – SUS. Específicos •Atuar como um agente transformador de realidades sociais; •Identificar fatores de risco as quais os indivíduos estão expostos; •Instrumentalizar o estudante para avaliar o risco às doenças bucais; •Planejar e executar levantamento epidemiológico das doenças bucais; •Ser capaz de interpretar dados dos levantamentos epidemiológicos das condições de saúde; •Agir de forma preventiva, tomando medidas que evitem ou impeçam a evolução de doenças bucais; •Escolher os procedimentos coletivos e individuais para uma dada população, de acordo com seu perfil de risco; •Capacitar para atuação em educação em saúde junto à comunidade na perspectiva do desenvolvimento da autonomia das pessoas visando o autocuidado; •Enumerar, planejar e desenvolver as ações de promoção, prevenção da saúde bucal; •Instrumentalizar o estudante para planejar, intervir e avaliar a estratégia da atenção em saúde coletiva, especialmente na saúde da família; •Interagir com outros profissionais de saúde e o público em geral; •Analisar e Refletir sobre as condições de saúde bucal da população brasileira; •Conhecer as Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal