Capacitar os discentes a aplicar os conceitos de energia (e da qualidade da energia) em diferentes processos de conversão. Dessa forma se criam amarras para formação de um pensamento crítico das formas como a energia é utilizada nos diferentes setores da sociedade. Tal noção se faz necessária de uma escala individual até balanços energéticos nacionais. Almeja-se que os docentes consigam avaliar soluções que usem a energia de forma racional, evitando o greenwashing. Vale salientar que apesar de um conteúdo padrão, o curso será todo enunciado em função de problemas associados ao cotidiano da energia.
Introduzir os fundamentos necessários para que o estudante compreenda e aplique o método científico na realização de sua pesquisa.
Apresentar para o aluno o potencial energético dos diversos tipos de resíduos sólidos gerados no Brasil e as tecnologias necessárias para o aproveitamento energético desses resíduos.
Fornecer aos alunos um instrumental conceitual e metodológico para avaliação da questão energética no Brasil e no exterior, a partir dos aspectos ambientais que envolvem as formas tradicionais, alternativas e complementares de oferta energética, seu uso para a satisfação dos serviços energéticos demandados pelo aparelho produtivo e pela sociedade, e as articulações de interesses que envolvem os processos decisórios.
Fornecer aos alunos um instrumental teórico-metodológico com respeito às principais fontes de energia nos aspectos de recursos, reservas, projeções, exploração, processamento, conversão, e disponibilização para a sociedade. Analisar metodologias de avaliação de alternativas de oferta energética sob o ponto de vista tecnológico, econômico, social e ambiental.