Esta disciplina objetiva identificar, analisar e discutir propriedades e processos do solo como um sistema multicomponentes, disperso e heterogêneo. Fornecer fundamentos da metodologia de análises das fases sólidas, líquidas e gasosas e de suas interações; aplicar os conhecimentos em problemas relacionados com o sistema solo-raiz-planta-atmosfera.
Capacitar e atualizar o conhecimento científico sobre a composição e estrutura dos principais compartimentos orgânicos do solo com vistas as suas utilizações em modelos de simulação da dinâmica da matéria orgânica do solo (sobretudo modelo Century) sob ecossistemas naturais tropicais e modificados pelo uso agrícola.
Apresentar e discutir tópicos atualizados sobre matéria orgânica do solo para que estudantes de mestrado e doutorado, associados a ciência do solo, possam aplicar tais conhecimentos em suas dissertações e teses. Esta disciplina, ministrada sob a forma de aulas teóricas e práticas, enfoca as características dos principais constituintes orgânicos do solo e suas interações no sistema solo-planta-atmosfera. A matéria orgânica do solo é tratada sobretudo sob o ponto de vista da sustentabilidade ambiental e da produtividade agrícola, mas também inclui aspectos ligados à pedogênese, qualidade do solo e sequestro de carbono.
Fornecer aos alunos os conceitos básicos e fundamentais da geoquímica do intemperismo e de processos pedogenéticos nos principais ambientes geoquímicos da pedosfera. Fornecer elementos básicos para a predição da formação, estabilidade e alteração de minerais de solos. Trazer informações básicas sobre os processos geoquímicos da pedogênese, desde a alteração das rochas até a formação dos diferentes solos.
O objetivo da disciplina Micropedologia é fornecer aos alunos conhecimentos sobre a descrição, medição, quantificação e interpretação dos componentes, feições e fábrica do solo numa escala microscópica e as aplicações que esta técnica tem nas áreas de gênese, física, química e manejo de solos.