Enfermagem Geral e Especializada
Que o aluno seja capaz de: Conhecer e descrever a fisiologia humana básica. Demonstrar conhecimentos essenciais acerca dos conceitos e dos princípios de fisiologia e suas interações com a morfologia dos sistemas do corpo humano. Explicar mecanismos fisiológicos básicos relativos à constituição, transporte, produção e controle, dos sistemas. Aplicar os conhecimentos e as habilidades na saúde e doença, em geral, e na avaliação de problemas clínicos em particular.
Que o aluno seja capaz de: Conhecer e descrever a fisiologia humana básica. Demonstrar conhecimentos essenciais acerca dos conceitos e dos princípios de fisiologia e suas interações com a morfologia dos sistemas do corpo humano. Explicar mecanismos fisiológicos básicos relativos à constituição, transporte, produção e controle, dos sistemas. Aplicar os conhecimentos e as habilidades na saúde e doença, em geral, e na avaliação de problemas clínicos em particular.
Ao final da disciplina os estudantes deverão ser capaz de: - conceituar e conhecer o processo de ensino, aprendizagem e avaliação para formação e capacitação de profissionais da área de saúde; - refletir sobre a síntese, divulgação, intercâmbio e ética e efetividade no conhecimento e nas práticas de formação e capacitação de profissionais da área de saúde.
- Analisar criticamente o atual contexto do mundo do trabalho, considerando aspectos sociais, políticos e econômicos relacionados ao processo trabalho- saúde. - Discutir as diferentes formas de adoecimento pelo trabalho. - Discutir as principais políticas públicas nacionais e internacionais de atenção à Saúde do Trabalhador. - Analisar o uso de modelos teóricos e metodológicos de promoção da saúde e relacionados à prevenção do adoecimento pelo trabalho na perspectiva da interdisciplinaridade da área de Saúde do Trabalhador. - Discutir estratégias de escrita e publicação de resultados de pesquisas e informações na área de Saúde do Trabalhador.

Que o aluno seja capaz de compreender conceitos e abordagens fundamentais relacionadas à inovação, ao empreendedorismo, intraempreendedorismo e empreendedorismo social que favoreçam o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes que contribuem para identificação de problemas e soluções inovadoras relacionadas a assistência, educação, administração e gestão em saúde e enfermagem.

Que o aluno seja capaz de: conhecer e descrever as estruturas e os aspectos morfo-funcionais dos sistemas que compreendem o corpo humano.
Que o aluno seja capaz de identificar elementos para o aprimoramento do conhecimento estrutural e morfo-funcional dos sistemas que compreendem o corpo humano.
Que o aluno seja capaz de: fundamentar a prática de enfermagem em um ambiente biologicamente seguro com vistas à prevenção e o controle dos riscos de infecção; realizar a avaliação clínica e a identificação das necessidades humanas básicas do indivíduo adulto e idoso por meio da obtenção de dados objetivos e subjetivos; identificar o problema, desenvolver e avaliar as intervenções de enfermagem considerando as dimensões biológica, psicológica e social presentes no processo saúde-doença.
Identificar necessidades de saúde do paciente adulto e idoso no perioperatório e de organização de cuidado integral. Planejar o cuidado considerando as dimensões biológicas, psicológicas e sócio culturais presentes no processo saúde-doença, implementar e avaliar as ações de enfermagem com base nessas dimensões, no contexto do cuidado do adulto e do idoso no perioperatório, em instituições hospitalares de nível terciário.
Identificar necessidades de saúde do paciente adulto e idoso no perioperatório e de organização de cuidado integral. Planejar o cuidado considerando as dimensões biológicas, psicológicas e sócio culturais presentes no processo saúde-doença, implementar e avaliar as ações de enfermagem com base nessas dimensões, no contexto do cuidado do adulto e do idoso no perioperatório, em instituições hospitalares de nível terciário.