Enfermagem Geral e Especializada
Que o aluno seja capaz de:
Conhecer e descrever a fisiologia humana básica.
Demonstrar conhecimentos essenciais acerca dos conceitos e dos princípios de fisiologia e suas interações com a morfologia dos sistemas do corpo humano.
Explicar mecanismos fisiológicos básicos relativos à constituição, transporte, produção e controle, dos sistemas.
Aplicar os conhecimentos e as habilidades na saúde e doença, em geral, e na avaliação de problemas clínicos em particular.
- Docente: Evelin Capellari Carnio
Que o aluno seja capaz de:
Conhecer e descrever a fisiologia humana básica.
Demonstrar conhecimentos essenciais acerca dos conceitos e dos princípios de fisiologia e suas interações com a morfologia dos sistemas do corpo humano.
Explicar mecanismos fisiológicos básicos relativos à constituição, transporte, produção e controle, dos sistemas.
Aplicar os conhecimentos e as habilidades na saúde e doença, em geral, e na avaliação de problemas clínicos em particular.
- Docente: Evelin Capellari Carnio
Ao final da disciplina os estudantes deverão ser capaz de:
- conceituar e conhecer o processo de ensino, aprendizagem e avaliação para formação e
capacitação de profissionais da área de saúde;
- refletir sobre a síntese, divulgação, intercâmbio e ética e efetividade no conhecimento e nas
práticas de formação e capacitação de profissionais da área de saúde.
- Docente: Alessandra Mazzo
- Docente: Raphael Ranniere de Oliveira Costa
- Docente: Rodrigo Magri Bernardes
- Analisar criticamente o atual contexto do mundo do trabalho, considerando
aspectos sociais, políticos e econômicos relacionados ao processo trabalho-
saúde.
- Discutir as diferentes formas de adoecimento pelo trabalho.
- Discutir as principais políticas públicas nacionais e internacionais de atenção
à Saúde do Trabalhador.
- Analisar o uso de modelos teóricos e metodológicos de promoção da saúde e
relacionados à prevenção do adoecimento pelo trabalho na perspectiva da
interdisciplinaridade da área de Saúde do Trabalhador.
- Discutir estratégias de escrita e publicação de resultados de pesquisas e
informações na área de Saúde do Trabalhador.
- Docente: Fernanda Ludmilla Rossi Rocha
- Docente: Maria Helena Palucci Marziale
Que o aluno seja capaz de compreender conceitos e abordagens fundamentais relacionadas à inovação, ao empreendedorismo, intraempreendedorismo e empreendedorismo social que favoreçam o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes que contribuem para identificação de problemas e soluções inovadoras relacionadas a assistência, educação, administração e gestão em saúde e enfermagem.
- Docente: Carla Regina de Souza Teixeira
- Docente: Maria Lucia do Carmo Cruz Robazzi
- Docente: Marta Cristiane Alves Pereira
- Docente: Rosangela Andrade Aukar de Camargo
Que o aluno seja capaz de: conhecer e descrever as estruturas e os aspectos morfo-funcionais dos sistemas que compreendem o corpo humano.
- Docente: Angelita Maria Stabile
Que o aluno seja capaz de identificar elementos para o aprimoramento do conhecimento estrutural e morfo-funcional dos sistemas que compreendem o corpo humano.
- Docente: Angelita Maria Stabile
Que o aluno seja capaz de: fundamentar a prática de enfermagem em um ambiente biologicamente seguro com vistas à prevenção e o controle dos riscos de infecção; realizar a avaliação clínica e a identificação das necessidades humanas básicas do indivíduo adulto e idoso por meio da obtenção de dados objetivos e subjetivos; identificar o problema, desenvolver e avaliar as intervenções de enfermagem considerando as dimensões biológica, psicológica e social presentes no processo saúde-doença.
- Docente: Amanda Salles Margatho do Nascimento
- Docente: Carla Regina de Souza Teixeira
- Docente: Denise de Andrade
- Docente: Fabiana Bolela
- Docente: Fabiana Faleiros Castro
- Docente: José Francisco Martoreli Júnior
- Docente: Rodrigo Magri Bernardes
- Docente: Simone de Godoy Costa
Identificar necessidades de saúde do paciente adulto e idoso no perioperatório e de organização de cuidado integral. Planejar o cuidado considerando as dimensões biológicas, psicológicas e sócio culturais presentes no processo saúde-doença, implementar e avaliar as ações de enfermagem com base nessas dimensões, no contexto do cuidado do adulto e do idoso no perioperatório, em instituições hospitalares de nível terciário.
- Docente: Carina Aparecida Marosti Dessotte
- Docente: Cristina Maria Galvao
- Docente: Helena Megumi Sonobe
- Docente: Karina Dal Sasso Mendes
- Docente: Renata Cristina de Campos Pereira Silveira
- Docente: Rosana Aparecida Spadoti Dantas
Identificar necessidades de saúde do paciente adulto e idoso no perioperatório e de organização de cuidado integral. Planejar o cuidado considerando as dimensões biológicas, psicológicas e sócio culturais presentes no processo saúde-doença, implementar e avaliar as ações de enfermagem com base nessas dimensões, no contexto do cuidado do adulto e do idoso no perioperatório, em instituições hospitalares de nível terciário.
- Docente: Carina Aparecida Marosti Dessotte
- Docente: Cristina Maria Galvao
- Docente: Helena Megumi Sonobe
- Docente: Karina Dal Sasso Mendes
- Docente: Renata Cristina de Campos Pereira Silveira
- Docente: Rosana Aparecida Spadoti Dantas