Enfermagem Materno-infantil e Psiquiátrica
- Docente: Aline Conceicao Silva
- Docente: Camila Marcelino Loureiro
- Docente: Carlos Alberto dos Santos Treichel
- Docente: Caroline Figueira Pereira
- Docente: Divane de Vargas
- Docente: Jaqueline Lemos de Oliveira
- Docente: Maria do Perpetuo Socorro de Sousa Nobrega
- Docente: Carla Marins Silva
- Docente: Fernanda Marcal Ferreira
- Docente: Gisela Maria Assis
- Docente: Nathalie Leister
- Docente: Nayara Goncalves Barbosa
- Docente: Aline Conceicao Silva
- Docente: Carlos Alberto dos Santos Treichel
- Docente: Caroline Figueira Pereira
- Docente: Divane de Vargas
- Docente: Fernanda Machado Silva Rodrigues
- Docente: Lisabelle Mariano Rossato
- Docente: Lucas Thiago Pereira da Silva
- Docente: Maiara Rodrigues dos Santos
- Docente: Margareth Angelo
- Docente: Regina Szylit
Repositório de produção de materiais educativos na disciplina ENP 382, desde o 2º semestre de 2022.
- Discutir a evolução dos conceitos de criança e infância.
- Caracterizar modelos de estudo e teorias do desenvolvimento infantil.
- Conhecer e discutir instrumentos de avaliação do desenvolvimento infantil aplicáveis no acompanhamento de saúde da criança.
- Relacionar os contextos de vida e as necessidades essenciais da criança para seu desenvolvimento integral.
- Refletir sobre abordagens e estratégias de pesquisa com crianças.
- Docente: Aline Conceicao Silva
- Docente: Aurea Tamami Minagawa Toriyama
- Docente: Maria De La O Ramallo Verissimo
a)OBJETIVO GERALDO MÓDULO.
Contextualizar as políticas de atenção à saúde mental do adulto portador de transtorno mental e desenvolver estratégias do processo de cuidar em enfermagem em saúde mental nos diversos cenários da rede de atenção à saúde mental, utilizando as tecnologias do cuidado de enfermagem em saúde mental
b) IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO.
Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde, 3% da população (5 milhões de pessoas) necessita de cuidados contínuos de saúde mental (transtornos mentais severos e persistentes), e mais 9% (totalizando 12% da população geral do país - 20 milhões de pessoas) precisam de atendimento eventual (transtornos menos graves) dentre os quais encontra-se o uso prejudicial de álcool e outras drogas. A necessidade de preparar o futuro enfermeiro para o trabalho em saúde mental é enfrentar a problemática epidemiológica no atual contexto das políticas de saúde mental do país, norteado pelos princípios do Sistema Único de Saúde brasileiro e da Reforma Psiquiátricas o paradigma psicossocial exige que o enfermeiro vivencie um processo formativo com vistas a condutas diferenciais no cuidado.
c) SITUAÇÕES (eixos integrativos) NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA.
Os conhecimentos adquiridos no programa serão empregados em todos os campos do trabalho em saúde, uma vez que os instrumentos específicos do cuidado de enfermagem em saúde mental são propedêuticos na sua essência, e são relacionados à expressão humana mais complexa e profunda, às formas de relação do ser humano consigo mesmo, com o outro e com grupos. As atividades práticas e reflexivas nos cenários da atenção especializada aos usuários com transtornos mentais severos e persistentes, propiciam ao discente a aplicação de tecnologias relacionais, estratégias terapêuticas de excelência no cuidado em saúde mental, com vistas à proposição e implementação do projeto terapêutico.
d) OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS.
- Referentes à ação docente:
1. Conceituar as políticas de atenção à saúde do adulto com transtorno mental no Sistema Único de Saúde.
2. Instrumentalizar os discentes para o desenvolvimento de estratégias do processo de cuidar em enfermagem do adulto com transtorno mental e de sua família segundo o contexto institucional, com a equipe multiprofissional de saúde mental, na perspectiva da Reabilitação Psicossocial.
3. Instrumentalizar os discentes para o desenvolvimento de estratégias do processo de cuidar em enfermagem do adulto com transtornos mentais e comportamentais relacionados ao uso de substâncias psicoativas e de sua família segundo o contexto institucional, com a equipe multiprofissional de saúde mental, na perspectiva da Reabilitação Psicossocial.
4. Fundamentar e propiciar o estabelecimento do relacionamento interpessoal enfermeira-paciente e família com objetivos terapêuticos.
- Referentes à ação discente:
1 . Analisar as políticas públicas de saúde mental e os cenários de prática da enfermagem na saúde mental.
2. Planejar o plano terapêutico do adulto com transtorno mental na perspectiva da Reabilitação Psicossocial.
3. Identificar e aplicar as diferentes tecnologias disponíveis para o cuidado em saúde mental nos diferentes cenários de prática.
- Docente: Aline Conceicao Silva
- Docente: Camila Marcelino Loureiro
- Docente: Carlos Alberto dos Santos Treichel
- Docente: Caroline Figueira Pereira
- Docente: Divane de Vargas
- Docente: Jaqueline Lemos de Oliveira
- Docente: Maria do Perpetuo Socorro de Sousa Nobrega
São enfatizados três pressupostos que fundamentam o cuidado da enfermagem pediátrica: a criança como sujeito de cuidado, a doença como experiência na vida da criança, do adolescente e da família e o Cuidado Centrado no Paciente e na Família.
- Especialista: Thaís Fernandes Rojas
- Docente: Fernanda Machado Silva Rodrigues
- Docente: Lisabelle Mariano Rossato
- Docente: Lucas Thiago Pereira da Silva
- Docente: Maiara Rodrigues dos Santos
- Docente: Margareth Angelo
- Docente: Regina Szylit
Cuidado de enfermagem à mulher com afecções ginecológicas benignas em tratamento clínico e cirúrgico em unidade hospitalar. Cuidado de enfermagem à parturiente com ênfase na fisiologia do parto, à puérpera em Alojamento Conjunto (AC) e ao recém-nascido no nascimento, no AC e em unidade neonatal. Compreende as bases teóricas, conceituais e ético-legais do cuidado à mulher e ao recém-nascido e família.
- Especialista: Thaís Fernandes Rojas
- Docente: Carla Marins Silva
- Docente: Fernanda Marcal Ferreira
- Docente: Gisela Maria Assis
- Docente: Nathalie Leister
- Docente: Nayara Goncalves Barbosa