Ciências Farmacêuticas
A Disciplina em questão tem por objetivo apresentar novas alternativas para a liberação de fármacos, incluindo peptídeos, proteínas e ácidos nucleicos, pela via nasal, ocular, absorção pulmonar e outras vias mucosas. A proposição destas vias para uma terapia local e sistêmica será discutida com relação à característica das vias, sistemas de liberação, características físico- químicas dos fármacos, adjuvantes, modo e dispositivos de administração, otimização de terapias para fármacos de origem biotecnológica ou não, vacinação gênica, entre outros. Assim, a Disciplina proporcionará ao estudante um entendimento global dos diversos fatores envolvidos no desenvolvimento de sistemas para veiculação de fármacos por estas vias de administração alternativas, tema este que atualmente vem despertando o interesse de renomados centros de pesquisa na área de Tecnologia Farmacêutica, bem como desafiando a indústria farmacêutica em suas inovações de mercado.
A disciplina Seminários em Ciências Farmacêuticas I do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas tem a finalidade de estimular a discussão de temas gerais, atuais e relevantes nas diferentes áreas de conhecimento do Programa. Objetiva-se também um maior intercâmbio entre pesquisadores visando à internacionalização do Programa.
A Disciplina tem por objetivo estudar e discutir os métodos de preparação e caracterização de diferentes nanoestruturas que são aplicadas à área da saúde e cosmético. Neste contexto, serão apresentados conceitos fundamentais sobre nanotecnologia e sua relevância na indústria farmacêuticas e cosmética, os principais métodos de preparação de diferentes nanopartículas (nanopartículas poliméricas, lipídicas sólidas, lipossomas, micro e nanoemulsão, nanopartículas metálicas). Serão também abordados os conceitos de técnicas de caracterização de nanoestruturas. Além destes conceitos fundamentais, serão abordados as diferentes aplicações de nanoestrutura na área da saúde e em cosméticos como, por exemplo, delivery de fármacos, biofármacos, antioxidantes, diagnóstico e teranóstico.