Farmacologia
A disciplina tem como objetivo prover aos estudantes um aprofundamento no conhecimento, de forma ampla e detalhada, sobre as bases moleculares e celulares da farmacologia. Serão revisitados e aprofundados os conceitos básicos da farmacodinâmica molecular, contemplando os aspectos históricos, funcionais, moleculares, bioquímicos e terapêuticos da interação fármaco-receptor. Esse conhecimento trará ao aluno as perspectivas mecanicistas da ação de fármacos no tratamento de doenças, a translação dos achados aos pacientes e potencialmente poderá prover insights para inovação científica e tecnológica
Proporcionar aos alunos a discussão de temas de vanguarda em farmacologia a partir de um curso que traga a participação; Estimular o desenvolvimento do pensamento científico, através de discussões dos temas apresentados.
Transmitir conhecimentos/noções fundamentais da Farmacologia Básica, como forma de instigar a curiosidade dos alunos no intuito de despertá-los para o conhecimento do emprego racional de medicamentos, seus mecanismos de ação, possíveis interações e efeitos adversos com o binômio materno-fetal.
O objetivo principal do curso é capacitar alunos a reconhecer e discutir os principais eventos que se seguem à administração de fármacos no organismo (ADME), os fatores que influenciam esses eventos e os principais parâmetros farmacocinéticos, bem como o impacto desses eventos sobre os efeitos do fármaco.
Estudo da Fisiopatologia dos tumores sólidos mais incidentes no Brasil e no mundo, explorando suas bases moleculares, controle genômico e epigenômico, metabolismo e imunidade tumoral. A terapia do câncer será abordada tanto em relação às bases farmacológicas quanto a química farmacêutica, integrando conhecimentos do eixo doença-medicamento que permitiram a otimização de esquemas terapêuticos ao longo dos anos. Discutiremos, os esquemas terapêuticos preconizados para os tumores mais incidentes, além das perspectivas de controle da doença com a crescente utilização de tratamentos alvo-dirigidos, inclusive com imunobiológicos.Por fim, será abordado a utilização de radiofármacos como estratégias para a terapia e diagnóstico de tumores. Mais especificamente, serão abordados osmecanismos envolvidos no desenvolvimento e progressão do câncer e, como esses mecanismos estão sendo explorado em termos de estratégias de diagnóstico e terapia utilizando radiofármacos. Por se tratar de uma área de grande interesse em termos de pesquisa e desenvolvimento, a disciplina pretende apresentar aos estudanteso que há de mais atual na pesquisa de novos fármacos e radiofármacos.
Desenvolver a habilidade de compreender e discutir conceitos de Farmacologia, capacitar o aluno a enfrentar e resolver problemas relacionados à farmacocinética e aos mecanismos de ação de fármacos.
Ensinar os fundamentos da Farmacologia como ciência. Despertar consciência crítica a respeito de medicamentos, das interações medicamentosas e das interações fármacos-nutrientes.