Ajuda com Pesquisar cursos
A disciplina tem como principais objetivos: dar subsídios ao estudante para saber utilizar atividades experimentais como recurso didático e possibilitar o desenvolvimento de ações em situações reais de ensino.Assim, objetiva-se dotar o estudante de um instrumental que lhe permita conhecer os vários tipos de atividades experimentais, analisar suas funções e adequação a diferentes realidades educacionais; desenvolver atividades experimentais fundamentadas em pressupostos teóricos e metodológicos; saber planejar e organizar o espaço físico para o desenvolvimento de atividades, considerando aspectos pedagógicos, de segurança e ambientais.
Objetivos
1. Introduzir o estudante na reflexão crítica sobre o ensino de química na escola básica.
2. Refletir sobre o papel da educação científica frente às atuais necessidades e complexidade da sociedade moderna.
3.Proporcionar a compreensão do desenvolvimento científico como um processo de produção histórico/social.

Programa:
1) Introdução à filosofia da ciência e metodologia científica.
2) Concepções de ensino/aprendizado; Como as pessoas aprendem.
3) Estudo da natureza da química e do conhecimento químico.
4) O aprendizado de ciências e o aprendizado de química.
5) Concepções alternativas e o ensino de conceitos científicos.
6) Alfabetização científica e química para formar o cidadão.
7) Objetivos para o ensino médio: parâmetros curriculares.
Abordar, do ponto de vista da Mecânica Quântica, os princípios fundamentais envolvidos no estudo da estrutura atômica, molecular e da espectroscopia molecular.
ntrodução e revisão: Principais grupos funcionais; tipos de reação; formação e quebra de ligações; polaridade de ligações; tipos de reagentes (nucleófilos, eletrófilos, radicais); efeito da estrutura (eletrônicos e estéricos); catálise.
Estudo dos seguintes tipos de reação: Substituição: nucleofílica, eletrofílica e radicalar; adição: nucleofílica, eletrofílica e radicalar; eliminação: nucleofílica (catálise básica), eletrofílica (catálise ácida) e radicalar. Em cada caso serão mostrados os exemplos de reações utilizadas na indústria química.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP