Clinica Infantil
O objetivo da presente Disciplina é fornecer embasamento técnico e científico para que o aluno
de pós-graduação possa elaborar um projeto de pesquisa clínico inédito e de interesse para a
área da Odontopediatria, recebendo subsídios sobre todas as etapas da elaboração de um
projeto de pesquisa, desde a concepção da idéia e revisão da literatura sobre o tema
selecionado até a sua redação final. Como objetivos específicos, o aluno de pós-graduação
deverá desenvolver, além de um projeto clínico nas áreas de interesse da Disciplina de
Odontopediatria da FORP-USP, uma revisão sistemática / metanálise de assunto também
pertinente e ainda não explorado na literatura científica.
- Docente: Francisco Wanderley Garcia de Paula e Silva
- Docente: Lea Assed Bezerra da Silva
- Docente: Luciano Aparecido de Almeida Junior
- Docente: Raquel Assed Bezerra Segato
Introduzir princípios programação (programas RStudio) para análise de dados comumente utilizados em pesquisas em biologia em geral (odontologia e saúde), incluindo a escolha de testes estatísticos apropriados, interpretação dos resultados e apresentação de dados em tabelas e gráficos.
- Docente: Maria da Conceicao Pereira Saraiva
Familiarizar o aluno com conceitos e métodos básicos de pesquisas empíricas (experimentos e estudos observacionais) e fundamentos de inferência estatística, análise descritiva de dados e estatísticas básicas de comparação e médias e proporções. O maior objetivo é desenvolver habilidades para pensamento crítico de métodos utilizados em estudos empíricos em humanos.
- Docente: Maria da Conceicao Pereira Saraiva
Dar sequência ao aprendizado iniciado no 7º período na Disciplina de Odontopediatria I, fomentando no aluno senso crítico e autonomia na prática clínica, orientando-o no atendimento odontológico de pacientes infantis, possibilitando que realize intervenções que eventualmente não tenham sido efetuadas no semestre anterior, viabilizando o fortalecimento das habilidades clínicas e a consolidação do conhecimento, com ética e cunho social.
- Docente: Aldevina Campos Freitas de Barros
- Docente: Alexandra Mussolino de Queiroz
- Docente: Andiara De Rossi Daldegan
- Docente: Fabricio Kitazono de Carvalho
- Docente: Francisco Wanderley Garcia de Paula e Silva
- Docente: Kranya Victoria Díaz-Serrano
- Docente: Lea Assed Bezerra da Silva
- Docente: Maria Cristina Borsato
- Docente: Paulo Nelson Filho
- Docente: Raquel Assed Bezerra Segato
O aluno deverá ser capaz de:
1. Conhecer as implicações do crescimento e desenvolvimento do crânio e da face no desenvolvimento da oclusão normal e das maloclusões;
2. Prever e diagnosticar maloclusões incipientes;
3. Construir aparelhos ortodônticos preventivos e de interceptação, após treinamento em laboratório;
4. Reconhecer, classificar e distinguir maloclusões que requerem diagnóstico e tratamento especializados das que necessitam tratamento preventivo e/ou de interceptação;
5. Compreender o campo da Ortodontia como especialidade odontológica.
- Docente: Fabio Lourenco Romano
- Docente: Jose Tarcísio Lima Ferreira
- Docente: Maria Bernadete Sasso Stuani
- Docente: Mirian Aiko Nakane Matsumoto
- Docente: Murilo Feres
Introduzir conceitos da medicina tradicional chinesa e desta forma, despertar o interesse do aluno para a utilização de técnicas milenares, comprovadas cientificamente, e que podem ser aplicadas como um recurso adicional durante o atendimento odontológico, buscando o equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual do indivíduo.
- Docente: Maria Cristina Borsato
- Docente: Rodrigo Galo
O objetivo desta disciplina é apresentar ao aluno conceitos básicos de epidemiologia que se fundamentam no método cientifico (estudos empíricos de causa e efeito) com a finalidade de desenvolvimento de pensamento crítico à prática da odontologia. O curso tem a finalidade ainda de motivar o aluno a ser proativo e independente na busca de informações e avaliação da qualidade científica das mesmas incluindo análise crítica de artigos científicos. Em síntese a disciplina visa oferecer fundamentos necessários para a prática da Odontologia Baseada em Evidências científicas.
- Docente: Maria da Conceicao Pereira Saraiva
Ao final do curso, o aluno da Clínica do Esmalte II deverá estar capacitado a:
- Realizar o diagnóstico diferencial e tratamentos odontológicos avançados de crianças com defeitos dentários de desenvolvimento e adquiridos, com a documentação destes para material didático e científico;
- Avaliar criticamente os artigos científicos das temáticas \"defeitos de desenvolvimento dentário e lesões não cariosas;
- Desenvolver um projeto de pesquisa na linha de pesquisa, da sua concepção à submissão para publicação.
- Docente: Alexandra Mussolino de Queiroz
- Docente: Fabricio Kitazono de Carvalho
- Docente: Francisco Wanderley Garcia de Paula e Silva
A disciplina tem por objetivo a formação de profissionais capacitados a realizar o atendimento odontológico de crianças de 0 a 12 anos de idade dentro dos preceitos do modelo biopsicossocial, envolvendo técnicas de manejo de comportamento durante a consulta odontológica; aspectos preventivos dos problemas que acometem o sistema estomatognático tais como cárie dental, doença periodontal, lesões de tecidos moles, maloclusões, sequelas de traumatismos, anomalias dentárias, disfunção da articulação temporomandibular e bruxismo e a implementação das modalidades de tratamento, assim como a promoção de um espírito crítico e de investigação no acadêmico, para a construção do conhecimento no processo de aprendizado.
- Docente: Alexandra Mussolino de Queiroz
- Docente: Andiara De Rossi Daldegan
- Docente: Fabricio Kitazono de Carvalho
- Docente: Francisco Wanderley Garcia de Paula e Silva
- Docente: Kranya Victoria Díaz-Serrano
- Docente: Lea Assed Bezerra da Silva
- Docente: Maria Cristina Borsato
- Docente: Paulo Nelson Filho
- Docente: Raquel Assed Bezerra Segato