A disciplina tem por objetivo introduzir ao público o contato com a produção científica referente à classificação e análise de cerâmica arqueológica, apresentando os métodos descritivos comumente empregados, bem como as abordagens mais recentes. Ainda, teremos a oportunidade de entender técnicas e métodos estatísticos que possibilitam inferências sobre variabilidade cultural a partir da investida no processo minucioso da análise artefatual. A apresentação do curso será online (via plataforma Google Meets), oral, introdutória e tem como intuito formar pesquisadores que busquem conhecer sobre a temática abordada, utilizando referências bibliográficas específicas que permitirão debates desenhando um quadro de inclusão, agregando conhecimento e possibilidades de inferências às pesquisas realizadas pelos próprios participantes do curso.
1. Refletir sobre a importância da evidenciação do Empírico em uma dimensão espacial, temporal, como eixo condutor da pesquisa de campo em arqueologia pré-histórica. 2. Refletir sobre as relações entre métodos de evidenciação do Empírico e os sistemas analíticos da cultura material pré-histórica.
1. Apresentar e discutir questões contemporâneas relativas à problemática da educação em museus de arqueologia; 2. Possibilitar aos alunos o contato com a bibliografia pertinente à área de intersecção entre o conhecimento arqueológico, a musealização da arqueologia; 3. Ampliar a discussão em torno do tema do patrimônio arqueológico e a especificidade da abordagem educacional no âmbito específico dos museus de arqueologia; 4. Discutir a relação entre os conceitos de representação, identidades, memórias e atuação educacional em museus de arqueologia; 5. Problematizar e conceituar as diferentes perspectivas de trabalho desenvolvidas no âmbito da Educação Patrimonial e da Arqueologia Pública.
A partir dos dados gerados na última década pelo campo da arqueogenética apresentar os principais eventos de dispersão humana pelo globo desde o surgimento da espécie há 300 mil anos atrás.
Este curso tem como objetivo evidenciar o debate teórico contemporâneo na arqueologia. Isto será realizado a partir da leitura e discussão de textos teóricos e de trabalhos arqueológicos que exemplificam a relação entre a teoria e a interpretação dos dados arqueológicos.
O encontro da arqueologia com as comunidades e populações tradicionais tem sido fundamental para o desenvolvimento das práticas e dos conhecimentos arqueológicos. Ao longo da história da disciplina, os arqueólogos sempre se utilizaram de dados etnográficos para elaborar suas interpretações sobre os materiais arqueológicos. Primeiramente, se apropriando dos dados produzidos por outrem (p.ex. viajantes, naturalistas, antropólogos, missionários, funcionários estatais, etc) e, posteriormente, realizando as suas próprias observações etnográficas. Nesta disciplina pretendemos compreender esta faceta da prática arqueológica, analisando como as diferentes formas de apropriação e/ou obtenção de dados etnográficos (p.ex. analogia etnográfica, etnoarqueologia, arqueologia experimental, arqueologia do presente, etnografia arqueológica, etnografia da arqueologia) são reveladoras das transformações teórico- metodológicas da disciplina, ao longo do tempo, e do modo como ela tem compreendido a materialidade arqueológica e a sua relação com diferentes coletivos humanos.
Gerais: Proporcionar às pessoas ingressantes no doutorado em arqueologia treinamento na elaboração de projetos de pesquisa e na construção do projeto de pesquisa que será desenvolvido no doutorado. Contribuir para sua formação em pesquisa científica a partir do exercício de senso crítico para desenhar, planejar, apresentar e discutir um projeto científico; Específicos: • Discutir as questões epistemológicas e os métodos científicos pertinentes ao seu desenvolvimento para atuação no processo investigativo científico; • Oferecer fundamentos metodológicos necessários para a preparação de um projeto de pesquisa; e • Acompanhar a elaboração de projetos de pesquisa de doutorado, que contemplem: a) a identificação do problema de pesquisa (lacuna no conhecimento); b) a formulação do problema de pesquisa em termos de uma questão a ser resolvida; c) a conexão entre a problemática da pesquisa e a base teórica que será adotada; d) a definição de hipóteses; f) os objetivos a serem atingidos, g) a explicitação da fundamentação teórica a ser utilizada; h) a definição dos materiais a serem estudados i) a explicitação dos métodos pretendidos
Fornecer aos/às estudantes conhecimentos fundamentais e treinamento pratico sobre métodos em microarqueologia.
Disciplina teórica que visa fornecer aos discentes os suportes teóricos necessários ao entendimento das diversas características que formam as manifestações gráficas pré-históricas (pintura e gravura rupestre) nos diferentes continentes e com maior ênfase no Brasil. Objetivos Específicos: - Apresentar os aspectos históricos do desenvolvimento do estudo dos grafismos rupestres. - Apresentar as posturas teórico-metodológicas utilizadas para análise dos grafismos rupestres; - Apresentar as formas de documentação e análise dos grafismos rupestres. - Oportunizar aos alunos uma visão de conservação dos grafismos rupestres.
Apresentar e discutir as principais correntes teóricas da Arqueologia dos séculos XIX e XX, com uma contextualização histórica do seu desenvolvimento e seus desdobramentos na arqueologia contemporânea.