A disciplina pretende apresentar um conjunto significativo de orientações metodológicas e de procedimentos técnicos que demonstrem a dimensão complexa e a versatilidade do audiovisual como estratégia para recolha de dados, objeto de análise e instrumento de registro nos processos de investigação científica. No plano específico almejamos: a) nivelar o conhecimento dos participantes no tocante às características idiossincráticas do produto audiovisual; b) contextualizar as possíveis funções do vídeo e de seus processos de produção e leitura no âmbito da pesquisa científica; c) proporcionar aos estudantes um panorama amplo das correntes metodológicas que se apoiam no emprego do audiovisual nas fases de coleta, tratamento e interpretação de dados.
Contribuir para uma reflexão conceitual sobre o panorama sócio-cultural e o jornalismo praticado na contemporaneidade com vistas a constituir um campo teórico que problematize as singularidades do jornalismo contemporâneo na sua interface com o panorama das assimetrias étnico-raciais. Específicos 1 – Discutir os conceitos de opinião pública e formação de opinião; 2 – Refletir sobre o jornalismo como atividade típica da modernidade burguesa 3 – Refletir sobre a economia política do jornalismo, a monopolização e a articulação com os poderes constituídos. 4 – Refletir sobre o conceito de interesse público e as possibilidades de constituição de uma ética jornalística; 5- Refletir sobre a constituição das assimetrias étnico-raciais como estruturantes das sociedades capitalistas latino-americanas.
Geral Compartilhar conhecimentos específicos relativos às múltiplas dimensões (organizativa, técnica, didático-pedagógica, avaliativa e da relação entre professor e aluno) pressupostas ao processo de ensino e de aprendizagem, como fundamento da prática docente no ensino superior. Específicos Assegurar o acesso às teorias educacionais necessárias à compreensão da prática docente e favorecedoras do desenvolvimento de ações educativas sustentadas em modos atualizados de se abordar os conteúdos e em novas maneiras didáticas de ensiná-los. Aproximar os pós-graduandos das decisões que são pressupostas à realização das aulas, como as opções político-educacionais relativas a currículo, projetos, planejamento, organização da aula, metodologias e estratégias didáticas, disciplina, avaliação, dentre outros aspectos. Envolver os pós-graduandos com as peculiaridades da interação professor-aluno, possibilitando-lhes agir e interagir com os estudantes em formação, mediando e problematizando o contato com o mundo do conhecimento e a realidade social onde se inserirão como futuros profissionais.
• Destacar os instrumentos e momentos históricos da integração latino-americana; • Investigar os blocos econômicos e políticos contemporâneos presentes na América Latina (ALADI, MERCOSUL, UNASUL, CAN, ALBA, CELAC e Aliança do Pacífico); • Possibilitar ao aluno uma visão sistêmica sobre a política e o desenvolvimento na região, analisando os processos de integração, explanando, sobretudo, elementos econômicos, sociais, geográficos, políticos e culturais. Em síntese, compreender a intersecção entre fenômenos sociais, culturais, políticos, jurídicos e econômicos do nosso continente durante o século XX, atentando às semelhanças conjunturais, e reconhecendo as especificidades nacionais para pensar as dinâmicas das relações internacionais.
O objetivo geral da disciplina é o de compreender o movimento em busca da integração latino-americana. Como objetivos específicos, pretendemos: a) Debater as leituras teóricas, metodológicas e políticas referentes à integração regional; b) Discutir a evolução histórica e o estado atual da integração da América Latina; c) Analisar criticamente a influência de correntes internacionais que caracterizam os estudos latino-americanos e ressaltar a contribuição de intelectuais latino-americanos no debate da integração regional; d) Analisar os sentidos e as direções dos processos de integração regional face ao estágio atual da globalização; e) Discutir estratégias de integração não hegemônicas e sensíveis aos contextos plurais da América Latina.
O objetivo principal da disciplina é o de analisar o significado da interdisciplinaridade na produção de conhecimento novo com foco na América Latina, tendo como fundamento o uso de metodologias de estudos comparados. São objetivos específicos: 1) Discutir os fundamentos da noção de interdisciplinaridade; 2) Diferenciar as abordagens de olhares interdisciplinares nas ciências humanas e sociais; 3) Debater usos possíveis de metodologias qualitativas e quantitativas em pesquisas das ciências humanas e sociais; 4) Analisar as potencialidades de estudos comparados na leitura de processos e dinâmicas na América Latina; 5) Caracterizar metodologias qualitativas, quantitativas e comparadas em estudos latino-americanos.
Debater as potencialidades, os limites e os obstáculos de longa duração ao desenvolvimento econômico autônomo e à estabilização democrática na América Latina. Reler historiadores econômicos clássicos latino americanos em cotejo com o pensamento crítico ou conservador europeu. Debater os temas do curso e suas relações possíveis com os projetos desenvolvidos pelos alunos.