OBJETIVO GERAL DO MÓDULO
Correlacionar diferentes concepções de sociedade, cultura, ética e historicidade para a compreensão do processo de morte e a responsabilidade do enfermeiro na prevenção do luto complicado.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS:
- Conhecer a experiência da pessoa e da família na trajetória do viver e morrer;
- Correlacionar conhecimento sobre processo de morte e luto no contexto da pandemia de COVID-19;
- Conhecer o papel do enfermeiro focalizando a experiência da pessoa e da família no contexto da morte durante a pandemia de COVID-19;
- Discutir as habilidades para o alívio do sofrimento da pessoa e da família durante o processo de morte e prevenção do luto complicado no contexto da pandemia de COVID-19.
- Docente: Maiara Rodrigues dos Santos
Conhecer e analisar as transformações históricas das políticas e programas nacionais de saúde da mulher, materna e neonatal. Discutir os conceitos teórico-metodológicos e os modelos de cuidado na saúde da mulher, materna e neonatal. Discutir os conceitos da integralidade do cuidado de enfermagem à mulher e ao recém-nascido e do cuidado centrado na mulher e na família. Conhecer e analisar o cuidado de enfermagem à mulher e ao recém-nascido baseado em evidências científicas. Refletir sobre o cuidado de enfermagem à mulher e ao recém-nascido orientado por direitos humanos e civis. Identificar as tendências da produção de conhecimento na saúde da mulher, materna e neonatal.
- Docente: Adriana Caroci Becker
- Docente: Maria Luiza Gonzalez Riesco
OBJETIVO
GERAL DO MÓDULO
Compreender a experiência de doença da criança, adolescente e sua família;
Instrumentalizar o aluno no cuidado de enfermagem à criança, adolescente em situação de doença aguda e crônica, bem como de sua família fundamentado em bases teóricas.
ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS
Referentes à ação docente:
Instrumentalizar o aluno em sua formação técnico-científica voltada para o cuidado da criança, adolescente e sua família em situação de doença;
Possibilitar a prática baseada em evidências no cuidado da criança, adolescente e sua família;
Instrumentalizar o aluno a desenvolver habilidades de comunicação, tomada de decisões e de trabalho em equipe no contexto da pediatria.
Referentes à ação discente:
Integrar e aplicar conhecimentos práticos e teóricos no contexto da criança, adolescente e sua família que experiência a doença, utilizando o raciocínio clínico;
Compreender a criança, adolescente e sua família em situação de doença em relação ao crescimento e desenvolvimento, estrutura e dinâmicas familiares, fatores sócio-culturais como base do cuidado;
Realizar o cuidado à criança, adolescente e sua família fundamentado na abordagem centrada na família;
Conhecer e identificar os problemas clínicos da criança hospitalizada;
Realizar as etapas do processo de enfermagem em pediatria;
Respeitar princípios éticos, legais e humanísticos em enfermagem pediátrica.
- Docente: Carolliny Rossi de Faria Ichikawa
- Docente: Jessica Batistela Vicente
- Docente: Lisabelle Mariano Rossato
- Docente: Maiara Rodrigues dos Santos
a) OBJETIVO GERAL DO MÓDULO
É compreender e aplicar os fundamentos necessários para o desenvolvimento de processo interpessoal inerente à prática da enfermagem.
IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO
Esse conhecimento é importante neste momento do curso, pois, provê ensinamentos introdutórios que se propõe a instrumentalizar o aluno nos aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais para os diferentes processos de trabalho dos enfermeiros.
b) SITUAÇÕES (eixos integrativos) NAS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA
O aluno fará uso dos conhecimentos adquiridos neste programa como uma ferramenta intermediária e propedêutica para o desenvolvimento de relacionamento humano, portanto interpessoal, com indivíduos e grupos, instrumentalizando-se para as práticas de enfermagem.
c) OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA x LÓGICA DOS CONTEÚDOS
I. Referentes à ação docente:
- Promover a reflexão sobre o relacionamento interpessoal e suas implicações para o cuidado integral de indivíduos, famílias e grupos na prática de enfermagem.
- Introduzir bases teórico-conceituais do processo de comunicação.
- Discutir o processo de comunicação enquanto constituinte do relacionamento interpessoal na prática da enfermagem.
- Apresentar as bases teórico-conceituais do processo grupal em enfermagem e sua aplicação nas práticas do enfermeiro.
- Introduzir o conhecimento da organização das principais funções psíquicas como instrumento para desenvolvimento de relações interpessoais, na perspectiva do cuidado integral.
II. Referentes à ação discente:
- Reconhecer os elementos constituintes do processo grupal na prática da enfermagem, identificando limites e potencialidades.
- Identificar os componentes e barreiras do processo de comunicação, reconhecendo suas implicações na prática do cuidado em enfermagem.
- Reconhecer a comunicação e o relacionamento interpessoal como ferramenta inerente à prática de enfermagem.
- Refletir sobre a importância da habilidade em reconhecer seus sentimentos e atitudes na interação de enfermagem junto a indivíduos, famílias e grupos.
- Reconhecer as formas de organização psíquica do ser humano, identificando sua interferência no desenvolvimento das relações interpessoais.
- Docente: Ana Vitoria Correa Lima
- Docente: Carlos Alberto dos Santos Treichel
- Docente: Caroline Figueira Pereira
- Docente: Divane de Vargas
- Docente: Erika Gisseth Leon Ramirez
- Docente: Jussara Carvalho dos Santos
- Discutir a evolução dos conceitos de criança e infância.
- Caracterizar modelos de estudo e teorias do desenvolvimento infantil.
- Conhecer e discutir instrumentos de avaliação do desenvolvimento infantil aplicáveis no acompanhamento de saúde da criança.
- Relacionar os contextos de vida e as necessidades essenciais da criança para seu desenvolvimento integral.
- Refletir sobre abordagens e estratégias de pesquisa com crianças.
- Docente: Aurea Tamami Minagawa Toriyama
- Docente: Maria De La O Ramallo Verissimo
Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica
Coordenação: Prof.ª Dr.ª Caroline Figueira Pereira / Prof. Dr. Divane de Vargas
1º semestre de 2022: 06 de maio a 29 de junhoSALA 27
- Docente: Caroline Figueira Pereira
- Docente: Divane de Vargas
- Docente: Maria do Perpetuo Socorro de Sousa Nobrega