Parasitologia
Os Seminários em Parasitologia II têm como objetivo estimular os alunos a discutirem trabalhos de diferentes campos do conhecimento dessa grande área, incentivando a leitura de artigos científicos, apresentação e discussão de temas atuais
Transmitir conceitos e conhecimentos relativos ao uso e ao desenvolvimento de estratégias vacinais aplicáveis aos seres humanos.
Fornecer aos alunos de graduação em diversos cursos da área biológica as bases para compreensão da relação parasita- hospedeiro utilizando como modelos os parasitas mais importantes para o homem. Serão abordados aspectos da Biologia Molecular e Celular de protozoários e helmintos, visando oferecer aos alunos uma visão abrangente da diversidade de parasitas, de hospedeiros e de estratégias evolutivas utilizadas por estes organismos. Esta disciplina tem como principais objetivos estimular o raciocínio, a análise crítica e a capacidade de integrar os conhecimentos básicos de Biologia Celular e Molecular, Bioquímica e Imunologia com a Parasitologia contemporânea, que é multidisciplinar e dinâmica. O curso compreende aulas teóricas, seminários e práticas sobre Protozoários e Helmintos. As aulas práticas serão ministradas paralelamente às teóricas, com a participação efetiva dos alunos. O objetivo desta estratégia é apresentar aos alunos diversos parasitas e, com a utilização de alguns modelos, introduzi-los aos principais métodos empregados no estudo dos parasitas e das relações destes com seus hospedeiros.

Ao final da disciplina, o aluno deverá:

  • Conhecer o conceito de análise in silico;
  • Compreender os conceitos gerais de Genômica, incluindo estrutura física, organização gênica e aspectos evolutivos;
  • Ser capaz de aplicar os principais métodos e ferramentas de Bioinformática para a análise de sequências biológicas;
  • Saber utilizar algumas das bases de dados de dados genômicos e ferramentas de análise.
Introduzir aos alunos os protozoários e helmintos causadores das principais endemias parasitárias no Brasil. Propiciar aos alunos de Enfermagem as bases para a compreensão das relações parasita-hospedeiro e as estratégias do parasito (mecanismos de patogenicidade e de escape às defesas do hospedeiro) e do homem (defesa) nas doenças causadas por parasitos. Capacitar os alunos para auxiliar na identificação dos parasitas, medidas de controle e tratamento
Os Seminários em Parasitologia I têm como objetivo estimular os alunos a discutirem trabalhos de diferentes campos do conhecimento dessa grande área, incentivando a leitura de artigos científicos, apresentação e discussão de temas atuais
Ministrar conhecimentos básicos de Parasitologia para o desempenho de atividades profissionais em saúde pública, pesquisa básica e laboratório clínico.
O objetivo principal desta disciplina é discutir com os alunos as relações entre os parasitas e seus hospedeiros. Além de uma visão geral sobre protozoários e helmintos, serão enfatizadas as principais endemias humanas, e apresentadas algumas espécies de importância veterinária e de vida livre. Esta disciplina pretende estimular o raciocínio, a análise crítica e a capacidade de integrar os conhecimentos básicos de Imunologia, Biologia Celular e Molecular com a Parasitologia. Estes são aspectos fundamentais para o estudo da Parasitologia contemporânea, que é multidisciplinar e dinâmica. Serão abordados diversos aspectos das infecções causadas por parasitas visando oferecer aos alunos uma visão abrangente: 1) da organização celular e genômica; 2) dos mecanismos bioquímicos e moleculares peculiares destes eucariotos; 3) da diversidade e estratégias evolutivas destes organismos; 4) da genética e epidemiologia; 5) dos métodos de diagnóstico; 6) da resposta dos hospedeiros; 7) dos mecanismos de patogenicidade e patologias; 8) dos mecanismos de evasão e sobrevivência; 9) da interação parasita-vetor; 10) de alvos, mecanismos de ação e resistência a drogas; 11) de vacinas contra parasitas; 12) das medidas profiláticas.
Transmitir os conhecimentos básicos gerais sobre a morfologia e biologia dos protozoários, artrópodes e helmintos de maior importância para a Parasitologia Veterinária. Identificar os principais grupos e realizar o diagnóstico desses parasitas. Apresentar as relações entre parasitas e seus hospedeiros, e suas interações com o meio ambiente.

Learn how to use the Linux (or, more precisely, the Bash) command line in this one semester course. We start from the very beginning, there are no prerequisites.

This is not a bioinformatics class. We do use some files, in examples and exercises, that come from bioinformatic applications, because that is what I have easiest access to from my daily practice. But it is not necessary to know anything about biology or bioinformatics to attend this class. Basic computer usage skill is all that is needed: as long as you know how to use a computer keyboard, you should be fine.