Cardio-pneumologia
Abordar os princípios e apresentar as principais linhas de pesquisa em andamento no campo da cirurgia torácica e cardiovascular e no estudo da fisiopatologia do transplante de órgãos e da inflamação sistêmica. Discutir os modelos, as abordagens e as ferramentas em pesquisa experimental, relacionando-os a diversos campos do conhecimento, tais como: fisiopatologia cardiocirculatória e da microcirculação, fisiopatologia respiratória, biologia molecular, imunidade inata, regulação hormonal, dentre outros. Neste contexto, analisar os modelos existentes, salientando-se as suas vantagens e desvantagens. Fornecer os conceitos fundamentais de evidência científica e da pesquisa translacional, propiciando a discussão dos níveis de evidência observados em relação às linhas de pesquisa atualmente em andamento.
Habilidades cognitivas: Reconhecer a pesquisa baseada em grandes bancos de dados como uma área do conhecimento e uma ferramenta para investigação clínica; Entender os processos envolvidos na pesquisa com bancos de dados, mais especificamente: desenho da base de dados, coleta de dados, ajustes da tabela, análise de qualidade, extração de informações e análise do conteúdo. Habilidades práticas Ao final do curso, esperamos que os alunos sejam capazes de elaborar um banco de dados em formato eletrônico, extrair dados, conduzir análises simples derivar conclusões clínicas baseadas nas análises executadas

Fornecer informações essenciais para a elaboração dos protocolos de pesquisa clínica e experimental, incluindo discussão das bases éticas da pesquisa científica, apresentação dos principais modelos e desenhos de investigação científica e descrição do instrumental básico utilizado nos desenhos e na análise dos resultados dos protocolos de pesquisa. Expor aos alunos os modelos e as normas empregadas na elaboração dos trabalhos científicos e nas Teses ou Dissertações. Apresentar os meios de pesquisa bibliográfica e os princípios de análise crítica da literatura médica.