Psicologia Clínica
A inserção das tecnologias nas relações humanas é já dada, sendo imprescindível refletir como elas vêm influenciando e quais as possibilidades, desafios e consequências do uso das ferramentas digitais nas relações interpessoais, em especial, na psicoterapia. Em novembro de 2018 foram regulamentados os serviços psicológicos mediados pelas novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) no Brasil, entretanto são escassos os estudos e espaços de discussão acadêmica sobre a prática da psicoterapia online e da influência de tais tecnologias no cotidiano, numa perspectiva psicológica. Nesse sentido, esta disciplina pretende, além de oferecer subsídios introdutórios para uma prática psicológica online, visa também configurar um espaço de troca de experiencias e interesses entre os alunos e também promover um olhar crítico sobre o fenômeno online. Em específico, os objetivos são: - Oferecer ferramentas para a configuração de uma prática em psicologia online. - Promover discussões e reflexões sobre os atendimentos online a partir de estudos recentes, bem como a troca de experiencias e de expectativas sobre esta modalidade de atuação. - Contribuir para o desenvolvimento crítico sobre o atendimento psicológico online e as repercussões do virtual/online no cotidiano das pessoas. - Incentivar a consolidação e estruturação de conhecimento científico e acadêmico sobre a temática.
Pretende-se que o aluno: A. Desenvolva uma formação teórico-prática condizente com a clínica atual, tomando como base a prevenção e a promoção da saúde, do cuidado, e da atenção em distintas situações de sofrimento e vulnerabilidade. B. Obtenha conhecimentos sobre os subsídios teórico-conceituais do Diagnóstico Psicológico, em suas diferentes perspectivas e da construção do raciocínio clínico e dos métodos empregados para fins psicoterapêuticos. C. Aprofunde sua formação como pesquisador, na área clínica, tendo como objetivo a busca por práticas inovadoras na psicologia clínica. D. Consolide o processo de construção de seu lugar e sua prática como psicoterapeuta, por meio da supervisão de atendimentos clínicos realizados em vários tipos de dispositivos institucionais. E. Conscientize-se da importância da relação psicólogo-cliente e da atitude ética no atendimento clínico.
Capacitar o aluno a: - aplicar as técnicas e assimilar noções introdutórias relativas à interpretação dos resultados obtidos com as mesmas, considerando os objetivos, o contexto e as variáveis bio-psicossociais do indivíduo no processo de avaliação psicológica. - conhecer e respeitar as implicações éticas decorrentes do uso destas técnicas.