Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia da Cabeça e Pescoço
Orientar o aluno do curso de pós-graduação nas regras básicas para a elaboração, redação e leitura crítica do artigo científico, sua interpretação e revisão. Indicar a aplicação correta do português na redação de textos científicos e a lógica do texto científico.
Abordar os comportamentos orofaciais funcionais quanto ao desenvolvimento, o controle sensório motor e os prejuízos relacionados aos estímulos ambientais, à morfologia e à fisiologia. Abordar os principais métodos de investigação sobre a dinâmica do complexo craniofacial e discutir as pesquisas da área, visando capacitar o aluno de pós-graduação para o planejamento experimental e a interpretação de dados.
-Capacitar o pós-graduando a analisar as novas descobertas histológicas, bioquímicas, eletrofisiológicas e farmacológicas do mecanismo de funcionamento normal e patológico da orelha interna. -Promover o conhecimento e atualização bibliográfica de técnicas de pesquisa nas áreas de cócleo e vestibulotoxicidade. - Discutir os principais estudos / pesquisas dos processos de neurotransmissão, eletrofisiológicos e de biologia molecular na cóclea e suas aplicações no conhecimento da fisiopatologia e tratamento das doenças cocleares. - Discutir os mais recentes avanços do conhecimento dos sistemas coclear e dos estudos ultraestruturais por meio de microscopia eletrônica dos receptores cocleares. - Capacitação didática e atualização bibliográfica no tema.
Esta disciplina tem como objetivo capacitar os alunos para utilização de recursos audiovisuais aliada à aplicação de técnicas de comunicação oral, a fim de aperfeiçoarem suas apresentações em público.