Ao final desta disciplina os participantes deverão ser capazes de organizar e analisar um conjunto de dados experimentais, gerados pelos próprios estudantes. Os alunos serão habilitados a: 1) preparar um banco de dados e colocá-lo em formato conveniente para análise; 2) indicar e realizar análises estatísticas apropriadas para cada tipo de dado experimental; 3) estruturar dados laboratoriais, clínicos e anatomopatológicos para análise estatística; 4) produzir um relatório com resultados estatísticos e suas conclusões.

Sobre a Disciplina

Esta disciplina busca proporcionar aos participantes conteúdos teóricos e habilidades práticas para a implementação de uma infraestrutura adequada para dar suporte à coleta e gerenciamento de dados de projetos de pesquisa e protocolos clínicos, com ênfase no uso do sistema REDCap (Research Electronic Data Capture), que é o software mais usado no mundo para esse propósito.

Apresentar um panorama interdisciplinas de temas de história e epistemologia da ciência, técnica e saúde e suas mais recentes interpretações, situando e discutindo contribuições significativas para a investigação de antigos e novos problemas que impactam a sociedade brasileira. Para isto foi reunido um grupo de docentes da USP associados às atividades do Grupo de Pesquisa Khronos do Instituto de Estudos Avançados, em sua maioria integrantes do Centro de História da Ciência da USP. Cada aula abordará um tópico da especialidade do docente responsável pela aula, reservando-se uma última aula para uma discussão geral dos tópicos e sua relevância para a compreensão da realidade.
Esta disciplina visa apresentar e discutir os conceitos básicos sobre a concepção e as características das variáveis empregadas e dos tipos de análises de dados utilizados em pesquisas clínicas e em animais de experimentação na área da saúde. Os conceitos de análise estatística empregados nos principais tipos de desenhos de pesquisa serão discutidos, tendo como enfoque a identificação de técnicas apropriadas para a análise dos diversos problemas e a correta interpretação de seus resultados.
Fornecer informações essenciais para a elaboração dos protocolos de pesquisa clínica e experimental, incluindo discussão das bases éticas da pesquisa científica, apresentação dos principais modelos e desenhos de investigação científica e descrição do instrumental básico utilizado nos desenhos e na análise dos resultados dos protocolos de pesquisa. Expor aos alunos os modelos e as normas empregadas na elaboração dos trabalhos científicos e nas Teses ou Dissertações. Apresentar os meios de pesquisa bibliográfica e os princípios de análise crítica da literatura médica. Promover o acompanhamento e a discussão dos projetos desenvolvidos no âmbito do programa de formação integrada em pesquisa por meio de seminários periódicos.