Disciplinas Interdepartamentais da FMVZ
O Estágio Curricular Obrigatório do curso de Medicina Veterinária da FMVZ-USP, em regime intensivo e exclusivo, regido pelas normativas da USP, é um requisito para a conclusão do curso que tem por finalidade propiciar a complementação do ensino e da aprendizagem, constituindo-se em instrumento de integração, em termos de treinamento prático, de aperfeiçoamento técnico-cultural, científico e de relacionamento humano, preparando o aluno para o exercício profissional. O Estágio Curricular Obrigatório é uma atividade curricular, devendo ser realizado em tempo integral, no décimo semestre, junto as instituições de ensino, empresas, institutos de pesquisa e profissionais liberais, e outras entidades de direito público ou privado ligados aos campos de atividades profissionais ou áreas afins da Medicina Veterinária.
O Estágio Curricular Supervisionado tem por finalidade gerar conhecimentos e desenvolver habilidades no aluno, preparando-o para o exercício profissional.São partes essenciais do estágio: o plano de estágio, as atividades propriamente ditas, a elaboração do relatório e a defesa formal do relatório. O estagio Curricular Supervisionado é uma atividade curricular, devendo ser realizado em tempo integral, no décimo semestre, em uma das seguintes áreas: Produção Animal, Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal e Clinica Médica e Cirúrgica que comportarão sub-áreas, sugeridas pelo Conselho de Estágio, segundo o interesse do aluno.
O objetivo geral do estágio curricular de formação em serviço (ECFS) é possibilitar aos alunos do 9º semestre do curso de Medicina Veterinária a vivência prática e integrada de tópicos essenciais das áreas de saúde animal, clínicas médica e cirúrgica veterinárias, medicina veterinária preventiva, saúde pública, zootecnia, produção e reprodução animal e inspeção e tecnologia de produtos de origem animal junto aos serviços próprios da FMVZ. O objetivo geral do estágio curricular em serviço é possibilitar aos alunos do 9º semestre a vivência prática e integrada de Medicina Veterinária de cães e gatos baseada no atendimento e discussão de casos clínicos-cirúrgicos encaminhados ao HOVET/FMVZ.
O objetivo geral do estágio curricular de formação em serviço (ECFS) é possibilitar aos alunos do 9º semestre do curso de Medicina Veterinária a vivência prática e integrada de tópicos essenciais das áreas de saúde animal, clínicas médica e cirúrgica veterinárias, medicina veterinária preventiva, saúde pública, zootecnia, produção e reprodução animal e inspeção e tecnologia de produtos de origem animal junto aos serviços próprios da FMVZ. O Módulo Medicina Veterinária de Rebanho proporcionará ao aluno vivência nos diferentes aspectos da criação, reprodução e zootecnia de animais de produção. Abordará também aspectos de manejo, nutrição, patologia, bem-estar, ambiência, sanidade, inspeção higiênica, sanitária e processamento industrial preparando o aluno para ações em sistemas de produção, nas agroindústrias, empresas fornecedoras de insumos ou em serviços oficiais. Objetivos Específicos da Ênfase Medicina Veterinária em Criação de Equídeos Demonstrar aos alunos os conceitos gerais relacionados à produção, reprodução e saúde de animais na criação de equinos, asininos e muares. Desenvolver a capacidade de avaliação crítica de indicadores zootécnicos, reprodutivos, econômicos e de saúde, bem como das técnicas de manejo e criação empregadas, possibilitando formação adequada para o exercício de sua profissão.
O objetivo geral do estágio curricular de formação em serviço (ECFS) é possibilitar aos alunos do 9º semestre do curso de Medicina Veterinária a vivência prática e integrada de tópicos essenciais das áreas de saúde animal, clínicas médica e cirúrgica veterinárias, medicina veterinária preventiva, saúde pública, zootecnia, produção e reprodução animal e inspeção e tecnologia de produtos de origem animal junto aos serviços próprios da FMVZ. O estágio curricular em serviço visa capacitar o aluno a prevenir, diagnosticar e tratar afecções por meio de atividades práticas ambulatoriais e laboratoriais, junto à rotina hospitalar e de clínica ambulante dos diferentes Serviços vinculados ao Hospital Veterinário, assim como pela participação em discussões de casos clínicos, avaliando alternativas terapêuticas médicas e cirúrgicas, nutrição clínica e manejo profilático das principais afecções que acometem os animais de grande porte, particularmente equídeos e ruminantes, em condições individuais e em condições de rebanho.
Estudo das normas e legislação em vigor no país que permitem ao profissional o exercício da Medicina Veterinária.
Habilitar o aluno recém-ingressante no curso de Medicina Veterinária a conhecer as diferentes áreas de atuação do Médico Veterinário e entender como a FMVZ-USP atua para ministrar o conteúdo necessário para a formação profissional.
O objetivo geral do estágio curricular de formação em serviço (ECFS) é possibilitar aos alunos do 9º semestre do curso de Medicina Veterinária a vivência prática e integrada de tópicos essenciais das áreas de saúde animal, clínicas médica e cirúrgica veterinárias, medicina veterinária preventiva, saúde pública, zootecnia, produção e reprodução animal e inspeção e tecnologia de produtos de origem animal junto aos serviços próprios da FMVZ. O Módulo Medicina Veterinária de Rebanho proporcionará ao aluno vivência nos diferentes aspectos da criação, reprodução e zootecnia de animais de produção. Abordará também aspectos de manejo, nutrição, patologia, bem-estar, ambiência, sanidade, inspeção higiênica, sanitária e processamento industrial preparando o aluno para ações em sistemas de produção, nas agroindústrias, empresas fornecedoras de insumos ou em serviços oficiais. Objetivos Específicos da Ênfase Medicina Veterinária em Produção de Suínos Capacitar o aluno para: • realizar a análise crítica dos principais problemas observados nos sistemas de produção em relação às falhas de manejo produtivo, nutricional, reprodutivo e sanitário; • avaliar o impacto econômico das falhas observadas nos sistemas intensivos de produção; • propor correções as falhas observadas nos sistemas de produção avaliados.