Apresentar e discutir a questão epistemológica; as teorias e métodos científicos pertinentes aos conhecimentos das Ciências Sociais na atualidade; analisar, a partir de exemplos, a realização de um projeto de pesquisa; contribuir para a preparação dos projetos de pesquisa para as Dissertações e Teses.
Geral Um balanço da chamada onda progressista na América Latina. Examinar a história recente de países específicos, sublinhando tensões e resistências populares. Discutir o alcance e o limite destes processos do ponto de vista da mudança social. Discutir a ascensão conservadora e o momento atual. Específico Refletir criticamente sobre a história recente do continente, com ênfase nos países abordados no curso.
A disciplina pretende apresentar um conjunto significativo de orientações metodológicas e de procedimentos técnicos que demonstrem a dimensão complexa e a versatilidade do audiovisual como estratégia para recolha de dados, objeto de análise e instrumento de registro nos processos de investigação científica. No plano específico almejamos: a) nivelar o conhecimento dos participantes no tocante às características idiossincráticas do produto audiovisual; b) contextualizar as possíveis funções do vídeo e de seus processos de produção e leitura no âmbito da pesquisa científica; c) proporcionar aos estudantes um panorama amplo das correntes metodológicas que se apoiam no emprego do audiovisual nas fases de coleta, tratamento e interpretação de dados.
Contribuir para uma reflexão conceitual sobre o panorama sócio-cultural e o jornalismo praticado na contemporaneidade com vistas a constituir um campo teórico que problematize as singularidades do jornalismo contemporâneo na sua interface com o panorama das assimetrias étnico-raciais. Específicos 1 – Discutir os conceitos de opinião pública e formação de opinião; 2 – Refletir sobre o jornalismo como atividade típica da modernidade burguesa 3 – Refletir sobre a economia política do jornalismo, a monopolização e a articulação com os poderes constituídos. 4 – Refletir sobre o conceito de interesse público e as possibilidades de constituição de uma ética jornalística; 5- Refletir sobre a constituição das assimetrias étnico-raciais como estruturantes das sociedades capitalistas latino-americanas.
Geral Compartilhar conhecimentos específicos relativos às múltiplas dimensões (organizativa, técnica, didático-pedagógica, avaliativa e da relação entre professor e aluno) pressupostas ao processo de ensino e de aprendizagem, como fundamento da prática docente no ensino superior. Específicos Assegurar o acesso às teorias educacionais necessárias à compreensão da prática docente e favorecedoras do desenvolvimento de ações educativas sustentadas em modos atualizados de se abordar os conteúdos e em novas maneiras didáticas de ensiná-los. Aproximar os pós-graduandos das decisões que são pressupostas à realização das aulas, como as opções político-educacionais relativas a currículo, projetos, planejamento, organização da aula, metodologias e estratégias didáticas, disciplina, avaliação, dentre outros aspectos. Envolver os pós-graduandos com as peculiaridades da interação professor-aluno, possibilitando-lhes agir e interagir com os estudantes em formação, mediando e problematizando o contato com o mundo do conhecimento e a realidade social onde se inserirão como futuros profissionais.
O seminário de investigação tem, por objetivo geral, contribuir na revisão dos projetos de investigação apresentados pelos pós-graduandos, no momento de ingresso ou nos primeiros semestres de seu processo de formação, com ênfase, na compreensão dos métodos e estratégias de investigação, estimulando a criatividade e inovação na construção de suas pesquisas, na perspectiva da integração latino-americana; bem como, em termos específicos: a) aprofundar, teórico e analiticamente, questões presentes no processo de elaboração de um projeto de pesquisa; b) aprimorar os projetos, com vistas à preparação de uma pesquisa viável que preencha os requisitos básicos esperados para uma proposta interdisciplinar com foco na integração regional; e c) aprimorar a habilidade dos pesquisadores em formação de avaliação de trabalhos alheios, por meio de comentários e sugestões construtivas apresentadas publicamente.
Geral: Analisar, em uma perspectiva interdisciplinar, as políticas públicas em Educação Superior, Ciência e Tecnologia nos países latino-americanos, visando identificar pontos favoráveis e desfavoráveis à integração regional. Específicos 1. Discutir os fundamentos que estruturam as políticas públicas em Educação Superior, Ciência e Tecnologia nos países latino-americanos 2. Identificar as diferenças e semelhanças entre as políticas públicas em Educação Superior, Ciência e Tecnologia nos países latino-americanos 3. Analisar possíveis tendências para os próximos dez anos nos caminhos a serem adotados para as políticas públicas em Educação Superior, Ciência e Tecnologia nos países latino-americanos.

Curso básico do PROLAM quem tem por objetivo fazer apresentar alguns conceitos e realizar as discussões inciais acerca da economia, do desenvolvimento social e da integração dos povos e paises latinoamericanos 

Debater as potencialidades, os limites e os obstáculos de longa duração ao desenvolvimento econômico autônomo e à estabilização democrática na América Latina. Reler historiadores econômicos clássicos latino americanos em cotejo com o pensamento crítico ou conservador europeu. Debater os temas do curso e suas relações possíveis com os projetos desenvolvidos pelos alunos.
O objetivo principal da disciplina é o de analisar o significado da interdisciplinaridade na produção de conhecimento novo com foco na América Latina, tendo como fundamento o uso de metodologias de estudos comparados. São objetivos específicos: 1) Discutir os fundamentos da noção de interdisciplinaridade; 2) Diferenciar as abordagens de olhares interdisciplinares nas ciências humanas e sociais; 3) Debater usos possíveis de metodologias qualitativas e quantitativas em pesquisas das ciências humanas e sociais; 4) Analisar as potencialidades de estudos comparados na leitura de processos e dinâmicas na América Latina; 5) Caracterizar metodologias qualitativas, quantitativas e comparadas em estudos latino-americanos.