Clínica Médica
Fornecer informações sobre metodologia científica aplicada nas diversas linhas de pesquisa do Programa de Clínica Médica.
Fornecer ao aluno bases para o entendimento e a utilização de ferramentas quantitativas e funcionais em pesquisa clínica com exames de imagem do tórax, principalmente a tomografia computadorizada (TC) e a ressonância magnética (RM) aplicados à avaliação do sistema respiratório e demais doenças torácicas. Discutir-se-á inclusive a utilização de inteligência artificial e radiômica em radiologia torácica e cardiovascular.
O objetivo da disciplina é oferecer aos estudantes uma introdução aos métodos bioestatísticos. A disciplina tem foco nas técnicas de estatística descritiva e inferencial, com ênfase na seleção adequada de ferramentas e interpretação de resultados. Ao final da disciplina, os estudantes devem estar aptos a: • Organizar, resumir e descrever dados qualitativos e quantitativos. • Diferenciar correlação e concordância. • Definir e diferenciar populações e amostras. • Definir e diferenciar parâmetros e estatísticas. • Interpretar uma variedade de testes de hipóteses. • Obter e interpretar intervalos de confiança para médias populacionais e proporções. • Escolher um método adequado para comparar proporções entre dois grupos. • Construir um intervalo de confiança 95% para a diferença entre médias populacionais. • Diferenciar “significância estatística” e “significância clínica”. • Conduzir análises estatísticas simples.

OBJETIVOS:

A disciplina se propõe a analisar e discutir aspectos biológicos, fisiopatológicos e epidemiológicos integrados à propedêutica clínica, laboratorial, investigativa e terapêutica das doenças da pele; atualizar em temas avançados de investigação científica nas áreas da Dermatologia; discutir artigos de interesse e projetos de pesquisa em elaboração, em andamento ou concluídos, envolvendo investigação clínica ou experimental das doenças da pele.



1-Atualização em aspectos avançados de investigação científica nas várias subáreas da Imunologia Clínica 2-Discussão de projetos de pesquisa a serem iniciados, em andamento ou já concluídos, envolvendo investigação clínica ou experimental de doenças causadas por mecanismos imunológicos
Ao término do desenvolvimento da disciplina, o pós-graduando deverá ter adquirido conhecimentos básicos sobre princípios e condições de funcionamento de métodos de avaliação educacional de habilidades clínicas, aplicáveis ao monitoramento do desenvolvimento do estudante e do profissional em formação. O pós-graduando deve também adquirir bom grau de familiaridade com a execução prática de protocolos de observação, que se apliquem à avaliação formativa e somativa do desempenho clínico. Espera-se, ainda, que o pós-graduando adquira noções das recomendações internacionais para avaliações de alta qualidade e como programas institucionais de avaliação do estudante e do profissional em formação podem ser constituídos, de modo a que os métodos mais avançados possam ser colocados em prática.
Fornecer ao aluno o conhecimento básico e avançado no estudo das doenças torácicas e pulmonares por exames de imagem e pela análise anatomopatológica, com foco na alta correlação entre estes métodos diagnósticos, principalmente para as doenças difusas pulmonares.
Proporcionar aos alunos conhecimentos acerca dos principais avanços metodológicos que emergiram na área de avaliação da composição corporal, destacando os componentes corporais, conceitos, interpretação de diferentes métodos de composição corporal, além da aplicabilidade em contextos clínicos e de saúde.