Biodinâmica do Mov Corpo Humano
Oferecer conhecimentos clássicos e atualizados e discutir as respostas cardiovasculares agudas observadas durante e após a execução do exercício aeróbico bem como as adaptações cardiovasculares crônicas decorrentes do treinamento aeróbico regular.
Dar aos alunos conceitos atuais de fisiologia do exercício e discutir os mecanismos envolvidos nas adaptações fisiológicas, agudas e crônicas, ao exercício físico. Nessa segunda disciplina serão abordados temas relativos aos sistemas cardiopulmonar, endócrino e termorregulador, bem como as adaptações ao exercício realizado em condições ambientais adversas.
Estudar a utilização do exercício físico na prevenção e tratamento de doenças crônico-degenerativas, discutindo as limitações, os benefícios e a prescrição adequada. Preparar o profissional da área de atividade motora para a atuação em equipes de saúde multidisciplinar e para a atuação como treinadores pessoais com pessoas portadoras de doenças crônico-degenerativas.
Dar conhecimento aos alunos dos processos bioquímicos nos sistemas biológicos envolvidos no exercício físico agudo e crônico.
Estudar o papel dos macro e micronutrientes no contexto do exercício, bem como suas necessidades de consumo para maximizar o desempenho e as adaptações ao treinamento. A disciplina também irá discutir temas relevantes e atuais da nutrição esportiva, tais como hidratação, perda rápida de peso, suplementos alimentares e deficiência energética.
Propiciar aos alunos iniciação aos conceitos de pesquisa científica básica e aplicada, nas diferentes áreas da Educação Física e Esporte.
Propiciar aos alunos conhecimentos básicos sobre a importância e correta utilização de testes e medidas para a Avaliação Física, Funcional e da Atividade Motora, necessários para o profissional da Educação Física e Esporte.
Ao final do Curso, o aluno deverá: a. conhecer os diversos fatores intrínsecos e extrínsecos que influenciam no processo de crescimento e desenvolvimento do ser humano. b. conhecer as principais etapas do processo de crescimento e desenvolvimento do ser humano, identificando as principais características físicas, motoras, afetivas, sociais e cognitivas de cada etapa. c. conhecer os prováveis efeitos da atividade física sobre o processo de crescimento e desenvolvimento do ser humano.
Fazer com que os alunos tenham condições de prestar os primeiros socorros ao acidentado, visto que, na prática de exercícios físicos, o futuro profissional poderá enfrentar situações em que tenha que prestar socorro a seu aluno ou cliente, seja ele criança, adulto ou idoso. Para tanto, o aluno deverá conhecer os princípios e as técnicas de atendimento de emergência em diferentes situações.
Propiciar aos alunos do Bacharelado em Educação Física e Esporte, conhecimentos básicos de Fisiologia do Exercício, discutindo as adaptações fisiológicas agudas e crônicas ao exercício físico, bem como, os mecanismos responsáveis por essas adaptações. Em Fisiologia da Atividade Motora I, será dada especial atenção a fisiologia muscular, nervosa e cardiovascular. Ao concluir a disciplina, o aluno deve ter adquirido conhecimentos abrangentes e estar capacitado a relacionar fisiologia do exercício às outras disciplinas do currículo.