Apresentar conceitos e procedimentos estatísticos para a coleta, organização e análise inferencial de dados.
Fornecer informações e práticas iniciais para a formação pessoal, didática e pedagógica dos futuros docentes. 2. Propiciar uma visão crítica dos principais temas de novas metodologia do ensino superior 3. Promover reflexões o impacto da pesquisa na docência 4. Sensibilizar o futuro docente para a importância das questões éticas relacionadas à prática docente.

O objetivo da disciplina é apresentar as principais técnicas de desenvolvimento de textos científicos para melhoria da qualidade das publicações derivadas de pesquisa acadêmica.

O curso busca apresentar aos alunos de pós-graduação elementos fundamentais para redação de artigos científicos de alta qualidade, como forma de divulgação do conhecimento produzido no âmbito da pesquisa.

Conteúdo:

1. Introdução: pesquisa, divulgação e redação científica. 2. Ética na pesquisa científica: critérios para autoria, plágio e revisão por pares. 3. Tipos de manuscritos científicos. 4. Componentes dos manuscritos científicos: estilo de redação, construção do argumento, diferenças entre áreas de pesquisa e estrutura dos artigos. 5. Dinâmica do fluxo de texto entre seções: introdução, objetivos, trabalhos correlatos, materiais e métodos, resultados, discussão e conclusão. 6. Formas de apresentação dos resultados: ilustrações, gráficos, tabelas e quadros. 7. Componentes da redação de artigos: título, resumo, palavras-chave e referências. 8. Estratégias para avaliação de artigos científicos. 8. Seleção de periódicos para publicação.

O objetivo da disciplina é apresentar as principais técnicas de desenvolvimento de textos científicos para melhoria da qualidade das publicações derivadas de pesquisa acadêmica.
Fornecer informações e práticas iniciais para a formação pessoal, didática e pedagógica dos futuros docentes. 2. Propiciar uma visão crítica dos principais temas de novas metodologia do ensino superior 3. Promover reflexões o impacto da pesquisa na docência 4. Sensibilizar o futuro docente para a importância das questões éticas relacionadas à prática docente.