Esta disciplina visa capacitar os alunos quanto às técnicas de apresentações em público, sejam presenciais ou por videoconferência. 
O conteúdo a ser ministrado envolverá os seguintes tópicos:

- Abordagem das diversas técnicas de comunicação oral
- Utilização adequada e potencializadora da linguagem corporal
- Otimização das ferramentas nas apresentações audiovisuais, com enfoque em Powerpoint

A disciplina contará com aulas teóricas ministradas online de maneira síncrona, além de diversas atividades práticas obrigatórias para os estudantes.



Objetivo Gerais 

1) Capacitar o aluno a reconhecer a língua em sua diversidade.

2) Capacitar o aluno a ler e interpretar (analiticamente) textos na língua portuguesa. 

3) Ampliar o contato do aluno com os processos de leitura e produção textual. 


Objetivos Específicos 

Capacitar o aluno de pós-graduação a: 

1) Analisar, interpretar e construir textos. 

2) Distinguir e aplicar os conceitos linguísticos.

OBJETIVOS: Apresentar ao pós-graduando as boas práticas no planejamento e implementação de bancos de dados para pesquisas clínicas, com ênfase na ferramenta REDCap. Ao final desta disciplina o aluno deverá ser capaz de: a) Listar os princípios de boas práticas para criação de bancos de dados; b) Listar as principais ferramentas disponíveis para bancos de dados de pesquisa; c) Criar e configurar adequadamente um banco de dados no REDCap; d) Inserir variáveis de diferentes tipos, com controle de qualidade de dados; e) Utilizar ocultação/exibição condicional de variáveis; f) Utilizar regras de controle de qualidade de dados; g) Utilizar coleta de dados longitudinal e surveys; h) Ajustar permissões de usuários e projetos multicêntricos; i) Elaborar relatórios personalizados e exportar dados. JUSTIFICATIVA: A utilização universal de sistemas informatizados de coleta de dados de pesquisa traz desafios relacionados à qualidade de dados, segurança de acesso e proteção da privacidade do sujeito de pesquisa. O pesquisador precisa conhecer as ferramentas disponíveis para coleta de dados de pesquisa clínica e a aplicação dos recursos em seus projetos.
Introduzir o médico a conceitos básicos de Bioética e Ética Médica. Possibilitar que médicos desenvolvam suas habilidades no campo ético-legal, tornando-os mais seguros para o exercício da Medicina e garantindo a preservação dos direitos dos pacientes.
Discutir os principais conceitos da epidemiologia descritiva, permitindo o uso crítico de informações epidemiológicas sobre a saúde.