Disciplinas Interunidades FM, ICB, IQ e IB
Fornecer ao aluno de forma integrada os princípios da resposta do organismo a diferentes agentes agressores (em condições fisiológicas e patológica) e os princípios de desenvolvimento das doenças a partir do desequilíbrio desta resposta. Esta unidade curricular tem por finalidade integrar conhecimentos de imunologia, microbiologia, patologia geral, genética, parasitologia, epidemiologia e princípios de imagenologia na discussão do processo de resposta e doença.
1) Anatomia: Conhecer e descrever os órgãos do sistema reprodutor feminino (vulva, vagina, útero, tubas, ovários, mama) – quais, localização, relações anatômicas e funcionais, alterações macroscópicas, nervos, vasos e suas procedências, com ênfase à relação clínica e cirúrgica. Conhecer as mudanças anatômicas adaptativas do ciclo gravídico-puerperal. Discussão de casos clínicos. 2) Embriologia: Conhecer e descrever o processo de gametogênese e embriogênese. Correlacionar com principais afecções ginecológicas e do processo de desenvolvimento embrionário e fetal. Discussão de casos clínicos. 3) Biologia celular: Compreender e relacionar a histomorfologia do sistema reprodutor feminino e placenta e correlacionar com as alterações morfofuncionais e as afecções clínicas ginecológicas e obstétricas. Discussão de casos clínicos. 4) Fisiologia do sistema reprodutor: Compreender e descrever a fisiologia do eixo hipotálamo-hipofisário-ovariano e suas alterações. Relacionar com as alterações fisiológicas nos diferentes sistemas e órgãos da mulher e da gestante. Fisiologia mamária. Fisiologia da lactação. Discussão de casos clínicos. 5) Farmacologia: Descrever a farmacocinética e a influência da gravidez sobre o nível e eficácia das drogas. Descrever os fatores que influenciam a transferência transplacentária das drogas. Descrever os possíveis efeitos teratogênicos de drogas lícitas, ilícitas, álcool e tabaco. Descrever os efeitos dos agentes antimuscarínicos e dos esteroides sexuais na mulher. Descrever as ações e indicações dos anticoncepcionais e da terapia hormonal na mulher. Discussão de casos clínicos
Fornecer conhecimentos sobre a aplicação e integração dos diferentes grupos de fármacos na terapêutica de diferentes situações e síndromes, incluindo interações medicamentosas.