Enfermagem Médico-cirúrgica
OBJETIVOS:
GERAL DO MÓDULO
Planejar, executar e avaliar a assistência de enfermagem ao adulto e idoso em situação crítica, tendo por base os diagnósticos de enfermagem, os preceitos ético-legais e a prática baseada em evidências.
ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS:
Referentes à ação docente:
a) Discorrer sobre a inserção da atenção especializada na área de cuidados críticos no contexto do SUS e o papel do enfermeiro.
b) Discorrer sobre os mecanismos, as manifestações e os tratamentos das enfermidades e agravos agudos, graves e/ou cirúrgicos prevalentes no Estado de São Paulo.
c) Estabelecer as bases teóricas e conceituais para a elaboração de diagnósticos de enfermagem acurados que norteiem o cuidado crítico ao adulto e idoso.
d) Estimular a utilização dos princípios da Teoria das Necessidades Humanas Básicas e da Teoria do autocuidado da Orem no cuidado crítico do adulto e idoso.
e) Promover a articulação de teorias, modelos e construtos teóricos da enfermagem e da saúde aos diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem no cuidado crítico do adulto e idoso em situações agudas, graves e/ou cirúrgicas.
f) Estimular o desenvolvimento de operações de pensamento próprias ao raciocínio diagnóstico e terapêutico no cuidado do adulto e idoso em situações agudas, graves e/ou cirúrgicas.
g) Explicitar os princípios e as ferramentas da prática baseada em evidências como suporte da prática assistencial a indivíduos em situações agudas, graves e/ou cirúrgicas.
h) Instrumentalizar os estudantes para as intervenções de enfermagem no contexto da Atenção Especializada em centro cirúrgico, emergência e UTI visando alcançar as melhores condições possíveis de saúde e bem estar,
i) Instrumentalizar os estudantes para a avaliação dos resultados das intervenções de Enfermagem a indivíduos em situações agudas, graves e/ou cirúrgicas.
j) Estimular a aplicação dos princípios de biossegurança na prática assistencial em situações agudas, graves e/ou cirúrgicas.
k) Discorrer sobre a terapêutica medicamentosa farmacológica nos procedimentos anestésico-cirúrgicos visando à segurança do usuário, do profissional e do ambiente e a otimização dos resultados do tratamento no cuidado crítico ao adulto e idoso em situações agudas, graves e/ou cirúrgicas.
l) Instrumentalizar o estudante para o cuidado da pessoa e da família no processo de morrer.
m) Estimular atitudes de respeito, empatia, tolerância e justiça nas relações interpessoais com usuários, familiares e profissionais.
n) Estimular atitudes e comportamentos de reflexão e aperfeiçoamento contínuos, visando uma prática eficiente, segura e ética;
o) Promover reflexões sobre as possibilidades e limites de atuação do enfermeiro, considerando conhecimento, experiência e atribuições éticas e legais.
o) Direcionar o estudante para o desenvolvimento de atitudes e comportamentos voltados para a manutenção da melhor imagem profissional
Referente à ação discente:
a) Analisar a inserção da atenção especializada na área de cuidados perioperatórios, intensivos, de urgência e de emergência no contexto do Sistema Único de Saúde e o papel do enfermeiro.
b) Descrever os mecanismos, as manifestações e tratamentos das enfermidades e agravos agudos, graves e/ou cirúrgicos mais prevalentes no Estado de São Paulo.
c) Estabelecer diagnósticos de enfermagem acurados que norteiem o cuidado ao adulto e idoso no processo perioperatório e com enfermidades e agravos agudos e graves.
d) Desenvolver operações de pensamento próprias ao raciocínio diagnóstico e terapêutico no cuidado do adulto e idoso com enfermidades e agravos agudos, graves e/ou cirúrgicos.
e) Aplicar os princípios da Teoria das Necessidades Humanas Básicas e da Teoria do autocuidado de Orem no cuidado cirúrgico e /ou crítico do adulto e idoso.
f) Articular teorias, modelos e construtos teóricos da enfermagem e da saúde aos diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem;
g) Desenvolver operações de pensamento próprias ao raciocínio diagnóstico e terapêutico no cuidado ao adulto e idoso em situação crítica.
h) Identificar os princípios e ferramentas da prática baseada em evidências como suporte da prática assistencial no cuidado ao adulto e idoso em situação crítica.
i) Propor e realizar intervenções de enfermagem visando alcançar as melhores condições de segurança do paciente cirúrgico após a cirurgia, de pacientes críticos na UTI e emergência.
j) Avaliar os resultados das intervenções de Enfermagem em pacientes adultos e idosos em situação crítica.
k) Aplicar os princípios de biossegurança na prática assistencial ao paciente crítico.
l) Participar da terapêutica medicamentosa ao paciente crítico, do preparo do paciente cirúrgico para a indução anestésica e recuperação anestésica visando à segurança do usuário, do profissional e do ambiente e a otimização dos resultados do tratamento.
m) Discutir os mecanismos e as manifestações do processo de morrer no âmbito do no cuidado do adulto e idoso com enfermidades e agravos agudos e graves.
n) Cuidar da pessoa e família no processo de morrer.
o) Demonstrar respeito, empatia, tolerância e justiça nas relações interpessoais com usuários, familiares e profissionais.
p) Demonstrar atitude e comportamentos de reflexão e aperfeiçoamento contínuos, visando uma prática eficiente, segura e ética.
q) Identificar possibilidades e limites de atuação do enfermeiro, considerando conhecimento, experiência e atribuições éticas e legais;
r) Demonstrar comportamentos relacionados à manutenção da melhor imagem profissional.
IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO.
O enfermeiro atua na atenção especializada no Sistema Único de Saúde. Para atuar nesse cenário de prática, com base no perfil do egresso definido para o Bacharelado de Enfermagem da EEUSP, a formação do enfermeiro requer a aprendizagem de um conjunto de saberes específicos voltados para a resolubilidade de problemas de saúde do adulto e do idoso, em tratamento clínico e cirúrgico em situações agudas e graves, segundo as especificidades dos sujeitos e os perfis epidemiológicos. O desenvolvimento deste programa depende dos conteúdos desenvolvidos nos programas que o precedem e é propedêutico para o Ciclo da Prática Profissional.
SITUAÇÕES NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA
Exposição intencional, planejada e supervisionada do estudante a situações clínicas e do processo perioperatório simuladas em laboratório de enfermagem e reais nos cenários da atenção especializada na área de cuidados intensivos, de urgência ou emergência, e de centro-cirúrgico como oportunidade para sintetizar e aplicar conhecimentos, desenvolver habilidades e atitudes pertinentes ao cuidado integral do adulto e idoso em situações, agudas e graves, ou cirúrgicas com base na análise crítica do contexto envolvido
- Docente: Ana Maria Miranda Martins Wilson
- Docente: Angela Maria Geraldo Pierin
- Docente: Camila Quartim de Moraes Bruna
- Docente: cassiane de santana lemos
- Docente: Diego Santiago Montandon
- Docente: Eliane Vitoreli Parreira
- Docente: Jack Roberto Silva Fhon
- Docente: Juliana Rizzo Gnatta Damato
- Docente: Lilia de Souza Nogueira
- Docente: Liliane de Lourdes Teixeira Silva
- Docente: Luciana Soares Costa Santos
- Docente: Maria de Fatima Fernandes Vattimo
- Docente: Paula Cristina Nogueira
- Docente: Regina Celia dos Santos Diogo
- Docente: Renata Eloah de L. Ferretti-Rebustini
- Docente: Rita de Cassia Burgos de Oliveira
- Docente: Rosely da Silva Matos Liberatori
- Docente: Simone Assis Nunes
- Docente: Vanessa de Brito Poveda
- Docente: Vanessa Miranda Gomes
Que ao final da disciplina o aluno seja capaz de:
- Classificar e identificar as variáveis de estudo.
- Utilizar as técnicas da estatística descritiva para análise dos dados.
- Utilizar as medidas de associação para análise de variáveis qualitativas.
- Utilizar as medidas de correlação para análise de variáveis quantitativas.
- Escolher o processo de amostragem adequado para seus estudos
- Interpretar o resultado do teste de hipótese.
- Interpretar os resultados estatísticos de estudos quantitativos.
- Classificar e identificar as variáveis de estudo.
- Utilizar as técnicas da estatística descritiva para análise dos dados.
- Utilizar as medidas de associação para análise de variáveis qualitativas.
- Utilizar as medidas de correlação para análise de variáveis quantitativas.
- Escolher o processo de amostragem adequado para seus estudos
- Interpretar o resultado do teste de hipótese.
- Interpretar os resultados estatísticos de estudos quantitativos.
- Docente: Jack Roberto Silva Fhon
- Docente: Ruth Natalia Teresa Turrini
Ao final da disciplina o aluno deverá ser capaz de:
identificar e utilizar princípios de biossegurança no ambiente hospitalar;
relacionar as medidas de controle de infecção hospitalar e as de prevenção de riscos profissionais;
realizar procedimentos relacionados ao controle de sinais vitais, processamento e manuseio de material esterilizado;
discriminar os cuidados relativos ao manuseio de pacientes com sondas, drenos e cateteres; e
prestar assistência em primeiros socorros nas situações de emergência;
- Docente: Ana Maria Miranda Martins Wilson
- Docente: Angela Maria Geraldo Pierin
- Docente: Camila Quartim de Moraes Bruna
- Docente: Eliane Vitoreli Parreira
- Docente: Fernanda Carini da Silva
- Docente: Juliana Rizzo Gnatta Damato
- Docente: Lilia de Souza Nogueira
- Docente: Regina Celia dos Santos Diogo
- Docente: Rosely da Silva Matos Liberatori
- Docente: Simone Assis Nunes
- Docente: Vanessa Miranda Gomes
OBJETIVOS:
GERAL DO MÓDULO
Planejar, executar e avaliar a assistência de enfermagem ao adulto e idoso em situação crítica, tendo por base os diagnósticos de enfermagem, os preceitos ético-legais e a prática baseada em evidências.
ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS:
Referentes à ação docente:
a) Discorrer sobre a inserção da atenção especializada na área de cuidados críticos no contexto do SUS e o papel do enfermeiro.
b) Discorrer sobre os mecanismos, as manifestações e os tratamentos das enfermidades e agravos agudos, graves e/ou cirúrgicos prevalentes no Estado de São Paulo.
c) Estabelecer as bases teóricas e conceituais para a elaboração de diagnósticos de enfermagem acurados que norteiem o cuidado crítico ao adulto e idoso.
d) Estimular a utilização dos princípios da Teoria das Necessidades Humanas Básicas e da Teoria do autocuidado da Orem no cuidado crítico do adulto e idoso.
e) Promover a articulação de teorias, modelos e construtos teóricos da enfermagem e da saúde aos diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem no cuidado crítico do adulto e idoso em situações agudas, graves e/ou cirúrgicas.
f) Estimular o desenvolvimento de operações de pensamento próprias ao raciocínio diagnóstico e terapêutico no cuidado do adulto e idoso em situações agudas, graves e/ou cirúrgicas.
g) Explicitar os princípios e as ferramentas da prática baseada em evidências como suporte da prática assistencial a indivíduos em situações agudas, graves e/ou cirúrgicas.
h) Instrumentalizar os estudantes para as intervenções de enfermagem no contexto da Atenção Especializada em centro cirúrgico, emergência e UTI visando alcançar as melhores condições possíveis de saúde e bem estar,
i) Instrumentalizar os estudantes para a avaliação dos resultados das intervenções de Enfermagem a indivíduos em situações agudas, graves e/ou cirúrgicas.
j) Estimular a aplicação dos princípios de biossegurança na prática assistencial em situações agudas, graves e/ou cirúrgicas.
k) Discorrer sobre a terapêutica medicamentosa farmacológica nos procedimentos anestésico-cirúrgicos visando à segurança do usuário, do profissional e do ambiente e a otimização dos resultados do tratamento no cuidado crítico ao adulto e idoso em situações agudas, graves e/ou cirúrgicas.
l) Instrumentalizar o estudante para o cuidado da pessoa e da família no processo de morrer.
m) Estimular atitudes de respeito, empatia, tolerância e justiça nas relações interpessoais com usuários, familiares e profissionais.
n) Estimular atitudes e comportamentos de reflexão e aperfeiçoamento contínuos, visando uma prática eficiente, segura e ética;
o) Promover reflexões sobre as possibilidades e limites de atuação do enfermeiro, considerando conhecimento, experiência e atribuições éticas e legais.
o) Direcionar o estudante para o desenvolvimento de atitudes e comportamentos voltados para a manutenção da melhor imagem profissional
Referente à ação discente:
a) Analisar a inserção da atenção especializada na área de cuidados perioperatórios, intensivos, de urgência e de emergência no contexto do Sistema Único de Saúde e o papel do enfermeiro.
b) Descrever os mecanismos, as manifestações e tratamentos das enfermidades e agravos agudos, graves e/ou cirúrgicos mais prevalentes no Estado de São Paulo.
c) Estabelecer diagnósticos de enfermagem acurados que norteiem o cuidado ao adulto e idoso no processo perioperatório e com enfermidades e agravos agudos e graves.
d) Desenvolver operações de pensamento próprias ao raciocínio diagnóstico e terapêutico no cuidado do adulto e idoso com enfermidades e agravos agudos, graves e/ou cirúrgicos.
e) Aplicar os princípios da Teoria das Necessidades Humanas Básicas e da Teoria do autocuidado de Orem no cuidado cirúrgico e /ou crítico do adulto e idoso.
f) Articular teorias, modelos e construtos teóricos da enfermagem e da saúde aos diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem;
g) Desenvolver operações de pensamento próprias ao raciocínio diagnóstico e terapêutico no cuidado ao adulto e idoso em situação crítica.
h) Identificar os princípios e ferramentas da prática baseada em evidências como suporte da prática assistencial no cuidado ao adulto e idoso em situação crítica.
i) Propor e realizar intervenções de enfermagem visando alcançar as melhores condições de segurança do paciente cirúrgico após a cirurgia, de pacientes críticos na UTI e emergência.
j) Avaliar os resultados das intervenções de Enfermagem em pacientes adultos e idosos em situação crítica.
k) Aplicar os princípios de biossegurança na prática assistencial ao paciente crítico.
l) Participar da terapêutica medicamentosa ao paciente crítico, do preparo do paciente cirúrgico para a indução anestésica e recuperação anestésica visando à segurança do usuário, do profissional e do ambiente e a otimização dos resultados do tratamento.
m) Discutir os mecanismos e as manifestações do processo de morrer no âmbito do no cuidado do adulto e idoso com enfermidades e agravos agudos e graves.
n) Cuidar da pessoa e família no processo de morrer.
o) Demonstrar respeito, empatia, tolerância e justiça nas relações interpessoais com usuários, familiares e profissionais.
p) Demonstrar atitude e comportamentos de reflexão e aperfeiçoamento contínuos, visando uma prática eficiente, segura e ética.
q) Identificar possibilidades e limites de atuação do enfermeiro, considerando conhecimento, experiência e atribuições éticas e legais;
r) Demonstrar comportamentos relacionados à manutenção da melhor imagem profissional.
IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO.
O enfermeiro atua na atenção especializada no Sistema Único de Saúde. Para atuar nesse cenário de prática, com base no perfil do egresso definido para o Bacharelado de Enfermagem da EEUSP, a formação do enfermeiro requer a aprendizagem de um conjunto de saberes específicos voltados para a resolubilidade de problemas de saúde do adulto e do idoso, em tratamento clínico e cirúrgico em situações agudas e graves, segundo as especificidades dos sujeitos e os perfis epidemiológicos. O desenvolvimento deste programa depende dos conteúdos desenvolvidos nos programas que o precedem e é propedêutico para o Ciclo da Prática Profissional.
SITUAÇÕES NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA
Exposição intencional, planejada e supervisionada do estudante a situações clínicas e do processo perioperatório simuladas em laboratório de enfermagem e reais nos cenários da atenção especializada na área de cuidados intensivos, de urgência ou emergência, e de centro-cirúrgico como oportunidade para sintetizar e aplicar conhecimentos, desenvolver habilidades e atitudes pertinentes ao cuidado integral do adulto e idoso em situações, agudas e graves, ou cirúrgicas com base na análise crítica do contexto envolvido
- Docente Avançado, Docente: Camila Quartim de Moraes Bruna
- Docente: Adriane Reis Barletta Canicoba
- Docente: Ana Maria Miranda Martins Wilson
- Docente: Angela Maria Geraldo Pierin
- Docente: Ariane Souza do Nascimento
- Docente: cassiane de santana lemos
- Docente: Daniel Batista Conceicao dos Santos
- Docente: Isadora Castilho Moreira de Oliveira Passos
- Docente: Jack Roberto Silva Fhon
- Docente: Juliana Rizzo Gnatta Damato
- Docente: Lilia de Souza Nogueira
- Docente: Luciana Soares Costa Santos
- Docente: Maria de Fatima Fernandes Vattimo
- Docente: Patricia de Freitas
- Docente: Paula Cristina Nogueira
- Docente: Regina Celia dos Santos Diogo
- Docente: Renata Eloah de L. Ferretti-Rebustini
- Docente: Rita de Cassia Burgos de Oliveira
- Docente: Rosely da Silva Matos Liberatori
- Docente: Simone Assis Nunes
- Docente: Vanessa de Brito Poveda
- Docente: Vanessa Miranda Gomes
GERAL DO MÓDULO
Instrumentalizar o aluno para julgar e decidir as práticas seguras relacionadas ao processamento de materiais reutilizáveis na assistência à saúde
ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS:
2.2.1 Referentes à ação docente:
1. Justificar a importância do conteúdo da disciplina Enfermagem em CME na formação do aluno.
2. Instrumentalizar o estudante para planejar e implementar as práticas recomendadas embasadas em conhecimentos científicos de processamento dos materiais reutilizáveis.
3. Fundamentar o planejamento da área física, a organização de recursos materiais e dinâmica de trabalho na CME de acordo com as normas sanitárias vigentes.
4. Apresentar a gravidade de surtos infecciosos relacionados ao reprocessamento de materiais em cenários da prática assistencial no território nacional.
5. Integrar os conceitos de microbiologia ao reprocessamento de materiais.
6. Discorrer sobre os princípios de limpeza, desinfecção, preparo e acondicionamento, esterilização, armazenamento e controle dos materiais médico-hospitalares.
7. Direcionar o estudante para os avanços tecnológicos para a otimização do processamento seguro dos materiais utilizados na assistência à saúde.
8. Discutir conceitos de processo de trabalho na CME e suas implicações na assistência de enfermagem
9. Introduzir o aluno na polêmica do reuso de materiais comercializados como de uso único.
10. Divulgar os resultados de pesquisa em CME para uma prática crítica e transformadora;
11. Estimular os graduandos a utilizar métodos científicos na busca de respostas para a solução de problemas em CME.
12. Estimular atitudes e comportamentos de reflexão e aperfeiçoamento contínuos, visando uma prática segura e ética.
13. Promover reflexões sobre as possibilidades e limites de atuação do enfermeiro, considerando conhecimento, experiência e atribuições ético-legais.
2.2.2 Referente à ação discente:
1. Conhecer e ser capaz de analisar a estrutura física e a dinâmica de trabalho da Unidade de CME.
2. Aplicar conceitos de microbiologia no processamento de materiais reutilizáveis adequando métodos e técnicas de acordo com os recursos existentes no nível Atenção Básica até na Especializada.
3. Conhecer e aplicar os princípios de limpeza, desinfecção, preparo e acondicionamento, esterilização, armazenamento e controle dos materiais médico-hospitalares.
4. Reconhecer a gravidade de surtos infecciosos no território nacional relacionados ao processamento de materiais.
5. Discutir a polêmica do reuso de materiais comercializados como de uso único.
6. Acompanhar os avanços tecnológicos para a otimização do processamento seguro dos materiais utilizados na assistência à saúde.
7. Apreender e aplicar conceitos do processo de trabalho da CME e suas implicações para a assistência de enfermagem.
8. Conhecer e discutir a aplicação prática de novos conhecimentos em CME produzidos pelas pesquisas científicas.
9. Demonstrar capacidade de resolução de problemas relacionados ao processamento dos materiais pelo método científico.
10. Demonstrar atitudes e comportamentos de reflexão e aperfeiçoamento contínuos, visando uma prática eficiente, segura e ética em CME.
11. Identificar possibilidades e limites de atuação do enfermeiro em CME, considerando conhecimento, experiência e atribuições ético-legais.
- Docente Avançado: Vanessa Miranda Gomes
- Docente: Ana Maria Miranda Martins Wilson
- Docente: Camila Quartim de Moraes Bruna
- Docente: Juliana Rizzo Gnatta Damato
- Docente: Rosely da Silva Matos Liberatori
- Docente: Simone Assis Nunes
- Docente: Vanessa de Brito Poveda
OBJETIVO GERAL DO MÓDULO
Planejar, executar e avaliar a assistência de enfermagem ao adulto e idoso, com enfermidades clinicas e cirúrgicas, crônicas, prevalentes no estado de São Paulo, tendo por base os diagnósticos de enfermagem, os preceitos ético-legais e a prática baseada em evidências. Promover o ensino dos fundamentos teóricos e pedagógicos para o preparo e a apresentação de estudos de caso.
IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO.
O enfermeiro atua na atenção especializada no Sistema Único de Saúde. Para atuar nesse cenário de prática, com base no perfil do egresso definido para o Bacharelado de Enfermagem da EEUSP, a formação do enfermeiro requer a aprendizagem de um conjunto de saberes específicos voltada para a resolubilidade de problemas de saúde do adulto e do idoso, em tratamento clínico e cirúrgico, segundo as especificidades dos sujeitos e os perfis epidemiológicos. O desenvolvimento deste programa depende dos conteúdos desenvolvidos nos programas que o precedem e é propedêutico para o Ciclo da Prática Profissional.
SITUAÇÕES NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA
Exposição intencional, planejada e supervisionada do estudante a situações clínicas e cirúrgicas simuladas e reais nos cenários da atenção especializada como oportunidade para sintetizar e aplicar conhecimentos, desenvolver habilidades e atitudes pertinentes ao cuidado integral do adulto e idoso com doença crônica, com base na análise crítica do contexto envolvido.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS:
Referentes à ação docente:
a) Discorrer sobre a inserção da atenção especializada e do papel do enfermeiro no contexto do SUS.
b) Discorrer sobre os mecanismos, as manifestações e tratamentos das enfermidades e agravos prevalentes no Estado de São Paulo;
c) Estabelecer as bases teóricas e conceituais para a elaboração de diagnósticos de enfermagem acurados que norteiem o cuidado ao adulto e idoso com problemas crônicos de saúde;
d) Estimular a utilização dos princípios da Teoria das Necessidades Humanas Básicas e da Teoria do Déficit de Autocuidado no cuidado do adulto e idoso;
e) Promover a articulação de teorias, modelos e construtos teóricos da enfermagem e da saúde aos diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem;
f) Estimular o desenvolvimento de operações de pensamento próprias ao raciocínio diagnóstico e terapêutico;
g) Explicitar os princípios e as ferramentas da prática baseada em evidências como suporte da prática assistencial;
h) Instrumentalizar os estudantes para as intervenções de enfermagem no contexto da Atenção Especializada visando alcançar as melhores condições possíveis de saúde e bem estar,
i) Instrumentalizar os estudantes para a avaliação dos resultados das intervenções de Enfermagem
j) Estimular a aplicação dos princípios de biossegurança na prática assistencial;
k) Discorrer sobre a terapêutica medicamentosa farmacológica visando à segurança do usuário, do profissional e do ambiente e a otimização dos resultados do tratamento;
l) Estimular o estudante para a aplicação de ações educativas a pessoas e grupos visando a adoção de atitudes e comportamentos de vida saudáveis, numa perspectiva de diálogo, corresponsabilidade e respeito aos valores e direitos;
m) Discutir os mecanismos e as manifestações do processo de morrer no âmbito da atenção especializada;
n) Instrumentalizar o estudante para o cuidado da pessoa e da família no processo de morrer;
o) Estimular atitudes de respeito, empatia, tolerância e justiça nas relações interpessoais com usuários, familiares e profissionais;
p) Estimular atitudes e comportamentos de reflexão e aperfeiçoamento contínuos, visando uma prática eficiente, segura e ética;
q) Promover reflexões sobre as possibilidades e limites de atuação do enfermeiro, considerando conhecimento, experiência e atribuições éticas e legais.
r) Direcionar o estudante para o desenvolvimento de atitudes e comportamentos voltados para a manutenção da melhor imagem profissional
s) Promover o ensino dos fundamentos teóricos e pedagógicos para o preparo e a apresentação de estudos de caso relacionados à assistência de enfermagem ao adulto e idoso, com enfermidades clinicas e cirúrgicas
Referente à ação discente:
a) Analisar a inserção da atenção especializada e do papel do enfermeiro no contexto do Sistema Único de Saúde;
b) Descrever os mecanismos, as manifestações e tratamentos das enfermidades e agravos mais prevalentes no Estado de São Paulo;
c) Estabelecer diagnósticos de enfermagem acurados que norteiem o cuidado ao adulto e idoso com problemas crônicos de saúde;
d) Aplicar os princípios da Teoria das Necessidades Humanas Básicas e da Teoria do Déficit de Autocuidado no cuidado do adulto e idoso;
e) Articular teorias, modelos e construtos teóricos da enfermagem e da saúde aos diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem;
f) Desenvolver operações de pensamento próprias ao raciocínio diagnóstico e terapêutico;
g) Identificar os princípios e ferramentas da prática baseada em evidências como suporte da prática assistencial;
h) Propor e realizar intervenções de enfermagem visando alcançar as melhores condições possíveis de saúde e bem estar,
i) Avaliar os resultados das intervenções de Enfermagem
j) Aplicar os princípios de biossegurança na prática assistencial;
k) Participar da terapêutica medicamentosa visando a segurança do usuário, do profissional e do ambiente e a otimização dos resultados do tratamento;
l) Realizar ações educativas ao adulto e ao idoso visando a adoção de atitudes e comportamentos de vida saudáveis, numa perspectiva de diálogo, corresponsabilidade e respeito aos valores e direitos;
m) Discutir os mecanismos e as manifestações do processo de morrer no âmbito da atenção especializada;
n) Cuidar da pessoa e família no processo de morrer;
o) Demonstrar respeito, empatia, tolerância e justiça nas relações interpessoais com usuários, familiares e profissionais;
p) Demonstrar atitude e comportamentos de reflexão e aperfeiçoamento contínuos, visando uma prática eficiente, segura e ética;
q) Identificar possibilidades e limites de atuação do enfermeiro, considerando conhecimento, experiência e atribuições éticas e legais;
r) Demonstrar comportamentos relacionados à manutenção da melhor imagem profissional.
s) Demonstrar habilidades no preparo e na apresentação de estudos de caso relacionados à assistência de enfermagem ao adulto e idoso, com enfermidades clinicas e cirúrgicas.
- Docente Avançado, Docente: Rosely da Silva Matos Liberatori
- Docente: Ana Maria Miranda Martins Wilson
- Docente: Angela Maria Geraldo Pierin
- Docente: Camila Quartim de Moraes Bruna
- Docente: cassiane de santana lemos
- Docente: Jack Roberto Silva Fhon
- Docente: Juliana Rizzo Gnatta Damato
- Docente: Lilia de Souza Nogueira
- Docente: Luciana Soares Costa Santos
- Docente: Maria de Fatima Fernandes Vattimo
- Docente: Marina de Goes Salvetti
- Docente: Patricia de Freitas
- Docente: Paula Cristina Nogueira
- Docente: Regina Celia dos Santos Diogo
- Docente: Regina Marcia Cardoso de Sousa
- Docente: Simone Assis Nunes
- Docente: Vanessa de Brito Poveda
- Docente: Vanessa Miranda Gomes
- Docente: Vera Lucia Conceicao de Gouveia Santos
- Docente: Vilanice Alves de Araujo Puschel
- Docente: Yeda Aparecida de Oliveira Duarte
Que os participantes sejam capazes de:
- Explicar os fundamentos teóricos do modelo de Rasch.
- Interpretar as análises estatísticas do modelo de Rasch aplicadas em instrumentos de medida usados nas ciências da saúde.
- Analisar criticamente publicações desenvolvidas sobre validação de instrumentos de medida que usaram o modelo de Rasch.
- Docente: Leidy Johanna Rueda Diaz
- Docente: Ruth Natalia Teresa Turrini